Música

12 de outubro de 2018

Masterclasses gratuitas formam artistas e plateias

Para quem sonha em se tornar músi­co profissional ou simplesmente aprecia o repertório sinfônico, estar diante de um virtuose é sempre uma oportunidade especial. É o que acontece, por exemplo, na chamada masterclass. Trata-se de uma espécie de aula mag­na, em que artistas con­sagrados compartilham com jovens estudantes e iniciantes suas práticas, ideias e conceitos musicais.

Pioneiro no País, o Mozarteum Brasileiro promove esses encontros didáticos há 18 anos, sem­pre gratuitos e abertos ao público. Com isso, reforça sua vocação para a educa­ção musical e a formação de plateias: em mais de 400 ações, já contemplou mais de 2 mil alunos e 6 mil ouvintes.

A próxima delas acon­tecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, na sede da Escola de Música do Es­tado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP). Desta vez, o convidado será o violinista alemão Oscar Bohórquez (foto acima).

Um dos mais promissores

Com quase dez anos de experiência internacio­nal, ele é visto como um dos mais promissores músicos da atualidade. Já se apresentou como solista ao lado da Filarmônica de Londres, das sinfônicas de Stuttgart e Nuremberg e, por aqui, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, em recentes edições do Festival de Música em Trancoso (BA). “Sei que há muitos jovens brasileiros talento­sos, focados em progredir. Espero poder ajudá-los na compreensão da música, seus estilos e desafios téc­nicos. Além, é claro, de inspirá-los”, diz.

Como participar

As inscrições para a masterclass de Oscar Bohórquez são gratuitas para estudantes de música e para quem deseja participar como ouvinte.

Para saber mais

  • Mozarteum Brasileiro: mozarteum.org.br
  • EMESP: emesp.org.br
Ver comentários