Conheça o passo a passo da produção de um branded content
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Conheça o passo a passo da produção de um branded content

Para criar um branded content, independente do formato ou plataforma que ele será publicado, a equipe do Media Lab Estadão segue um processo que vai desde a elaboração da estratégia até a publicação e divulgação deste conteúdo.

Se uma dessas etapas não for bem feita, a chance do branded content não atender às expectativas do cliente é bem grande. Por isso, fizemos uma listinha bem rápida para você saber como o conteúdo vai criando forma.

Briefing da campanha
É no briefing do cliente que sabemos quais são os produtos e campanhas serão trabalhados. É neste momento em que se entende os objetivos do projeto, o público a ser impactado, o período da campanha e outras informações não menos importantes, como por exemplo a verba disponível para a  produção.

Brainstorm
Com o briefing na mão e já sabendo quanto é possível investir, a equipe de conteúdo do Media Lab estuda a campanha, busca referências, resgata material já produzido na casa e nos concorrentes para pensar em algo inovador que encante a agência e o cliente e, ao mesmo tempo, atraia o interesse da audiência.

Os formatos e plataformas já foram definidos em uma fase anterior (no planejamento da venda), mas é sempre a equipe de conteúdo que propõe como aquela história será contada.

Um ponto importante é uma reunião com o próprio cliente e agência de publicidade para discutir o briefing, as expectativas, trocar ideias iniciais e traçar as possibilidades para criação daquele conteúdo.

Sugestão de pauta
Após o brainstorm e a reunião de ‘kick off’, as pautas são elaboradas e enviadas para o cliente, que poderá fazer sugestões de ajustes. E eles gostam de dar os seus pitacos, claro.

Produção
Com a pauta aprovada, mãos à obra. Os produtores de conteúdos com afinidade com o tema vão em busca dos melhores personagens e histórias para serem contadas, em formatos como texto, áudio, vídeo on demand, transmissão ao vivo, infográficos interativos ou mesmo em tecnologias mais modernas, como a realidade virtual. Vale lembrar que toda produção precisa seguir um cronograma traçado no início do projeto, para ninguém perder o seu timing.

Aprovação
As principais fases da produção passarão por aprovação do cliente, que pode apontar os ajustes necessários, sempre respeitando as diretrizes editoriais do publisher. Por mais que a marca esteja por trás daquele trabalho, é preciso buscar um equilíbrio entre a publicidade e o editorial.

Publicação e divulgação
A divulgação do conteúdo vai depender da plataforma que ele for publicado. Para muitos casos, o ideal são os conteúdos multimídias, que marcam presença em diferentes ambientes e se complementam. A home do publisher, as redes sociais, as mídias on e off-line e até mesmo os ambientes da própria marca são algumas das ferramentas utilizadas para alcançar o maior o número de pessoas.

Não é demais lembrar que, independente de onde e como for feita, a publicação sempre será acompanhada de um claro avisa que trata-se de um conteúdo patrocinado por uma marca, mantendo assim uma relação de credibilidade com a audiência.

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