Apresentado por
Educação

Profissionais pós-graduados têm salários maiores

Diferença salarial entre quem cursou ou não uma especialização pode chegar a 50%

A decisão de investir em uma pós-graduação nem sempre é fácil. Falta de tempo, cenário econômico do país e até mesmo a escolha pelo empreendedorismo são alguns dos fatores que fazem muita gente questionar se o investimento vale a pena. A realização de uma especialização, no entanto, tem sempre reflexos positivos. “Hoje, a graduação já não garante uma boa colocação, e é a pós-graduação que vai diferenciar o profissional”, afirma o professor Jorge Alexandre Onoda Pessanha, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dados do mercado mostram que este certificado afeta também a remuneração: pesquisa realizada pelo Grupo Catho, em 2018, mostra que a diferença salarial entre um profissional pós-graduado e o que não cursou uma especialização pode chegar a 50%.

Para os recrutadores, cada vez mais a pós-graduação funciona como filtro na busca pelo profissional mais capacitado. Isso porque os cursos de extensão, além de desenvolver habilidades específicas que podem ser requisito para determinadas vagas, demonstram o interesse do candidato em estar atualizado e buscando crescimento. “Mais do que os aspectos inerentes ao desenvolvimento de competências profissionais, o mercado de trabalho compreende a realização de uma especialização como algo positivo para a carreira do indivíduo e que pode contribuir para a Organização”, explica o pró-reitor.

Promoção e networking

O impacto da formação acadêmica na carreira vai além da contratação. Quanto mais preparado, maior a chance de uma promoção também. Com a atual velocidade das mudanças tecnológicas e avanço do conhecimento, a pós-graduação fornece ferramentas para que o profissional se mantenha em destaque e capaz de inovar.

Outro ponto que completa os benefícios da pós-graduação, junto à atualização do conhecimento e à atratividade para as empresas, é a construção de relacionamentos. Voltar à sala de aula oferece a oportunidade de estar em contato com profissionais de diferentes ramos de atuação. Conhecer outras experiências e amealhar a maior quantidade de informação possível a respeito de outros negócios garante um conhecimento muito rico e abre oportunidades futuras. O professor Pessanha destaca que é importante fazer o networking não apenas com os colegas e professores que trabalham em grandes corporações, mas também com aqueles que atuam em startups, ou que acabaram de gerar seu próprio negócio. “Essa interação na sala de aula constrói o profissional”, diz

Para os jovens empreendedores em busca do negócio próprio, vale o mesmo. Um dos principais desafios é gerenciar não apenas a sua empresa, mas a sua evolução profissional. “Aquilo que faz um bom profissional dentro de uma corporação, faz também o empreendedor mais competente. É preciso buscar novos conhecimentos, desenvolver competências, ampliar a rede de relacionamento”, complementa Pessanha.

arrow_forward Leia mais
Educação

Tudo o que você precisa saber antes de começar uma pós-graduação

Educação

Gestão ainda lidera busca por pós-graduação, mas tecnologia e empreendedorismo crescem

Educação

Pós-graduação ajuda a mudar de carreira, mas decisão exige planejamento

Educação

Pós-graduação exige planejamento e dedicação

Educação

Networking: como aproveitar a pós-graduação além da sala de aula

Educação

Pós-graduação prepara também para o futuro

Educação

Entenda as diferenças entre Extensão, Especialização e MBA