Apresentado por
Educação

Pós-graduação exige planejamento e dedicação

Cursos de especialização garantem mais oportunidades no mercado de trabalho, mas é preciso estar preparado para o investimento financeiro e pessoal

Conciliar trabalho, estudo e vida pessoal nem sempre é uma tarefa simples. Ao optar por fazer uma pós-graduação, os profissionais sabem que terão retorno, com novas oportunidades de carreira, promoções e aumento salarial. Mas, para tirar melhor proveito do investimento e não se complicar com a parte financeira, é preciso estar preparado. Desde a seleção da instituição, que deve ser reconhecida pela qualidade do ensino, até o tempo que o indivíduo terá para dedicar-se aos estudos fora da sala de aula, tudo deve ser considerado no planejamento.

A escolha do curso é de grande importância e deve ser parte de um plano de carreira coerente que contemple presente e futuro. É preciso buscar referências, ter informações sobre quem oferece os cursos, o corpo docente e a infraestrutura oferecida, segundo o professor Jorge Alexandre Onoda Pessanha, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Essa escolha é um passo importante para um profissional que almeja o sucesso e realização”, afirma.

Também vale lembrar que além da carga horária, de no mínimo 360 horas/aula para os cursos de especialização, segundo exigência da legislação brasileira, e normalmente maior que isso para os cursos de mestrado e MBA, o estudante precisa dedicar tempo adicional para se preparar para aulas e provas, e fazer os trabalhos das disciplinas.

Para organizar os estudos e não ficar para trás dos colegas de sala, a dica mais importante é não deixar acumular os materiais de leitura. Outra recomendação importante é nunca ficar com uma dúvida. Um erro comum que impacta o planejamento dos estudos é não esclarecer por completo questões sobre o conteúdo com professores e colegas. Um ponto mal compreendido pode atrapalhar a absorção do restante da disciplina, exigindo mais horas de dedicação fora da sala de aula ou, até mesmo, a necessidade de cursar novamente – nesse caso, o impacto seria também no orçamento planejado.

A dedicação necessária ao curso certamente exigirá que temporariamente abra mão de alguns interesses pessoais. Mas, além da escolha cuidadosa da instituição, o planejamento financeiro e a dedicação aos estudos, o profissional não deve esquecer-se de planejar momentos de descanso e lazer. Manter-se tranquilo e motivado são também pontos importantes para conseguir equilibrar todas as obrigações e obter o melhor resultado.

arrow_forward Leia mais
Educação

Pós-graduação ajuda a mudar de carreira, mas decisão exige planejamento

Educação

Networking: como aproveitar a pós-graduação além da sala de aula

Educação

Pós-graduação prepara também para o futuro

Educação

Entenda as diferenças entre Extensão, Especialização e MBA

Educação

Profissionais pós-graduados têm salários maiores