Apresentado por
Educação

Networking: como aproveitar a pós-graduação além da sala de aula

Um dos pilares mais relevantes da pós-graduação, a construção de relacionamentos, ainda é pouco valorizado pelos estudantes

Juntamente com o conteúdo a que têm acesso e as habilidades que desenvolvem durante o curso, o networking construído pelos profissionais durante a especialização contribui para que tenham uma formação mais rica e pode abrir portas para novas oportunidades de carreira. “Sabemos a importância da troca de ideias, de saberes, e que isso ocorre também informalmente, na conversa na sala de aula. Essa interação com outros alunos constrói o profissional”, afirma o professor Jorge Alexandre Onoda Pessanha, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Veja as dicas para desenvolver e aproveitar melhor seu networking na pós-graduação:

Dedique-se aos estudos

Leve a pós a sério, estude, participe. A contribuição de um aluno na sala de aula diz muito sobre o profissional que ele é. Se o estudante está ali apenas para constar no currículo e não se envolve nas atividades, dificilmente construirá um relacionamento com impacto positivo para sua carreira. Além de não aproveitar a troca com os outros alunos, certamente será preterido por aqueles que se dedicaram e que se mostraram responsáveis e confiáveis.

Tenha real interesse

Não se restrinja aos temas diretamente relacionados às aulas. Aproveite a oportunidade para conhecer melhor os colegas de sala, entender o mercado em que atuam, discutir assuntos multidisciplinares. Experiências e ideias que parecem totalmente desconectadas com a realidade de uma área podem render soluções criativas e inovadoras.

Compartilhe experiências

Como em todo relacionamento, é preciso que haja uma troca para que o networking funcione bem. O profissional não deve falar de assuntos confidenciais de sua empresa, mas é importante que também compartilhe suas experiências, tanto as bem-sucedidas como aquelas que não deram certo. Essa abertura fortalece a relação e garante um conteúdo valioso para os pares.

Diversifique

Não fique restrito ao contato com os alunos que trabalham na mesma área que a sua. Conheça outras indústrias, busque entender os desafios de cada uma. Faça networking com profissionais de grandes corporações, mas também com aqueles envolvidos em pequenos negócios e startups. Absorva a maior quantidade de informações sobre diferentes realidades.

Cultive os relacionamentos

Mantenha contato além da sala de aula. Crie uma agenda social para que possam se encontrar e conversar regularmente. Um dos erros mais comuns no networking é procurar os colegas apenas quando se precisa de alguma coisa. Para que a relação seja sólida e que se possa continuar evoluindo no conhecimento, é preciso constância. Além disso, essa proximidade também permite a identificação de oportunidades de carreira que de outra forma passariam ao largo

Não ignore os professores

Por último, não se esqueça de que a rede de relacionamentos da pós-graduação se estende também aos professores. Nos cursos de extensão, especialização e MBA parte do quadro docente é formada por profissionais de destaque no mercado e também mantêm seu networking ativo, inclusive com ex-alunos.

arrow_forward Leia mais
Educação

Tudo o que você precisa saber antes de começar uma pós-graduação

Educação

Gestão ainda lidera busca por pós-graduação, mas tecnologia e empreendedorismo crescem

Educação

Pós-graduação ajuda a mudar de carreira, mas decisão exige planejamento

Educação

Pós-graduação exige planejamento e dedicação

Educação

Pós-graduação prepara também para o futuro

Educação

Entenda as diferenças entre Extensão, Especialização e MBA

Educação

Profissionais pós-graduados têm salários maiores