Quem busca ascensão na carreira sabe que o inglês é fundamental. Por isso, muitos jovens e adultos investem no aprendizado do idioma, e diversas escolas criaram programas para esse público. Entre elas, a Alumni, que atua em São Paulo com cinco unidades. A rede desenvolveu cursos para as necessidades do universo corporativo, com materiais pedagógicos específicos, opções de aulas na escola ou no próprio local de trabalho, conteúdo para estudar online, incentivos econômicos à formação de turmas nas empresas e a vantagem de fazer gratuitamente, ao final de cada ciclo, um dos exames internacionais de inglês mais valorizados pelos empregadores, o TOEIC, Test of English for International Communication (veja quadro).

Fundado há 56 anos, a Alumni atua exclusivamente com a língua inglesa e oferece cursos para diversos públicos e faixas etárias. Segundo a diretora educacional da rede, Silvia Corrêa, os programas focados no público corporativo estão entre os mais procurados. “Apesar da crise, esse segmento continuou forte nos últimos anos. Se mesmo antes as pessoas já sabiam da importância do inglês para a carreira, com o mercado mais competitivo, elas intensificaram o aprendizado para aumentar seu valor dentro da empresa”, conta Silvia. “E muita gente que perdeu o emprego aproveitou o tempo livre para estudar inglês.”

Os cursos da Alumni para o mundo corporativo são divididos em três ciclos – básico, intermediário e avançado –, que têm nomes próprios e uma característica em comum: o objetivo de que, ao final de cada etapa, o aluno tenha condições de realizar determinadas tarefas profissionais. Ao concluir o primeiro, denominado Access, ele deve estar preparado, por exemplo, para passar por uma entrevista de emprego, escrever e-mails e também relatórios de trabalhos curtos em inglês.

No ciclo seguinte, o Leader, o aprendizado evolui de modo a permitir que o aluno possa fazer uma apresentação curta, participar de uma reunião ou de uma conference call na língua estrangeira. Já o Master proporciona capacitação para realizar atividades profissionais mais complexas em inglês.

Os conteúdos foram desenvolvidos de modo a associar os aprendizados tradicionais de gramática à realidade corporativa. “O aluno pratica os conteúdos descrevendo qual é a sua função dentro da empresa ou o produto que a companhia oferece”, exemplifica a diretora educacional.

Outra característica dos programas corporativos é a variedade de opções criadas para atender necessidades específicas. A carga horária é de 160 minutos por semana, que podem ser divididos em dois dias (segundas e quartas ou terças e quintas) ou feitos de uma vez só (nas escolas, essas turmas acontecem às sextas à noite ou aos sábados).

Existe também a possibilidade de realizar as aulas dentro da empresa em que o aluno trabalha, com uma importante vantagem: “Os programas in company costumam ser entre 30% e 40% mais baratos, dependendo do número de turmas”, diz Silvia.

Esses cursos podem ser pagos pelo aluno, pela empresa ou no regime de coparticipação coparticipação. “Muitas companhias oferecem o curso de inglês como um benefício aos seus colaboradores. E temos notado ultimamente um aumento da mobilização de profissionais que procuram o RH da empresa para viabilizarem juntos o curso”, conta a diretora educacional.

Os programas contam também com uma plataforma online que permite ao aluno fazer parte das aulas em casa e, se ele faltar a alguma, tem acesso igualmente aos conteúdos multimídia trabalhados naquele dia.

Resultado é medido por teste internacional

Para conseguir emprego nas empresas mais disputadas, não basta dizer no currículo que você fala inglês: é preciso comprovar. E uma das provas mais aceitas no Brasil e no mundo é o Test of English for International Communication (TOEIC). Um dos motivos é o fato de permitir comparar o nível de inglês de candidatos de diferentes países. “Muitas empresas exigem o TOEIC para avaliar candidatos a emprego ou a promoções para cargos melhores – inclusive para transferir o profissional para outro país”, explica Silvia Corrêa, diretora educacional da Alumni.

O TOEIC testa gramática, vocabulário e compreensão oral e escrita conforme o nível do aluno, medido pelo número de horas de inglês que estudou. A Alumni oferece o exame gratuitamente ao final dos ciclos Access e Leader e seus alunos costumam obter pontuação acima da média internacional (veja quadro).