Levar estudantes brasileiros para fazer o ensino médio em outro país, proporcionando a eles uma experiência transformadora. Esse é o foco do programa High School oferecido pelo STB (Student Travel Bureau), uma das agências de intercâmbio mais tradicionais do País.

O STB oferece essa experiência em 15 países. A imersão completa proporciona um enorme avanço no aprendizado do idioma escolhido, mas esse talvez nem seja o principal ganho. A gestora de programas de High School do STB, Rosana Lippi, afirma que os maiores benefícios estão relacionados ao amadurecimento emocional dos jovens e aos efeitos da experiência na sua vida estudantil e profissional. “O aluno aprende desde muito cedo a ter responsabilidade, independência e resolver sozinho pequenos problemas do cotidiano. Além disso, o High School pode ser uma forma de progressão a uma universidade no exterior”, afirma.

Rosana lembra também que os jovens que vivem essa experiência chegam mais preparados ao mercado de trabalho. “Ele já passou por situações que exigem resiliência, como socializar em uma nova escola onde a maioria já se conhece há muito tempo, lidar com diferentes culturas e pessoas com outra vivência, e até administrar recursos financeiros com mais responsabilidade”, exemplifica.

Para participar do programa, o estudante deve ter entre 14 e 18 anos, estar cursando o ensino médio, possuir conhecimento intermediário do idioma do país escolhido e boas notas escolares. “É fundamental também que a pessoa tenha maturidade, flexibilidade e tolerância em relação às diferenças culturais, além de capacidade de adaptação”, recomenda Rosana. “Essas habilidades serão necessárias e também aprimoradas até o fim do período no exterior.”

Agência se destaca na segurança dos alunos

Uma das principais preocupações dos pais que buscam programas de intercâmbio para seus filhos adolescentes é a segurança. Nesse sentido, o STB se destaca. A agência tem 46 anos de experiência em intercâmbio estudantil e seu programa High School envia anualmente mais de 2 mil alunos para cursar o ensino médio no exterior.

Os participantes podem escolher entre dois tipos de hospedagem: morar com uma família local ou ficar em acomodação específica para estudantes ligada à escola escolhida. Em ambos os casos, a seleção do STB é rigorosa. “Além disso, o aluno tem o suporte de um coordenador local e muitas escolas também contam com um departamento exclusivo para os estudantes internacionais”, explica Rosana Lippi.

A agência mantém ainda um escritório em Sydney, na Austrália, com suporte feito por brasileiros desde a chegada ao aeroporto até o último dia do programa. E oferece também atendimento local feito por brasileiros na Nova Zelândia. Para mais informações, acesse: www.stb.com.br

“A experiência mudou a minha vida”

“Fiz o segundo ano do ensino médio nos Estados Unidos. Fui para uma pequena cidade nos arredores de Atlanta, na Georgia. Às vésperas do embarque, tinha alguns medos: ‘Será que vou conseguir morar um ano longe de todos?’; ‘Vou fazer amigos?’; ‘A host family vai gostar de mim?’. Mas esses medos acabaram rápido. Minha família americana foi muito cuidadosa comigo, e eu tinha o meu próprio quarto com banheiro.

Na escola conheci muitos alunos estrangeiros, refugiados de guerra de países como Iraque, Somália, Quênia, Irã e Arábia Saudita. De intercambistas havia uma sueca, eu e mais uma brasileira, que acabou virando uma das minhas melhores amigas. Fiz amizade com a maioria dos estrangeiros e pudemos trocar muitas experiências culturais, como comidas típicas e danças.

É impossível descrever em palavras o quanto essa experiência transformou a minha vida. O intercâmbio mudou a minha perspectiva de futuro, me ajudou a amadurecer em muitos aspectos, me ensinou a ser paciente e a valorizar absolutamente tudo a minha volta. Hoje, a minha maior vontade é incentivar todos que têm essa oportunidade a deixar o medo de lado e entrar de cabeça nesse sonho incrível.”

Júlia Mota, 20 anos, estudante, fez High School nos Estados Unidos com o STB – Student Travel Bureau