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Como a nuvem permite criar a "cidade mais inteligente do mundo"?
Esta matéria é:

"A cidade mais inteligente do mundo"

Este é o objetivo do projeto de revitalização da orla de Toronto, no Canadá, que teve início em 2001 e deve ser concluído em 2026. Uma antiga área industrial e desvalorizada de cerca de 8 mil quilômetros quadrados tem se transformado em um local sustentável e acessível a todos, onde as pessoas podem trabalhar, se divertir, fazer compras e passear. Com edifícios urbanos, parques e espaços ao ar livre, é um dos maiores projetos de infraestrutura da América do Norte. Os líderes do projeto sabem que a base de uma comunidade é a conexão. É aí que entraram os serviços de nuvem da IBM.

O sucesso da revitalização foi possível graças a uma enorme rede colaborativa, que conecta moradores, funcionários públicos, prestadores de serviço e entidades comerciais. Assim, membros da comunidade podem participar ativamente dos projetos que são realizados ao longo da orla, compartilhar suas impressões e até buscar novos empregos.

A cidade de Toronto foi premiada como a mais inteligente do mundo em 2014 pelo Inteligent Community Forum, realizado em Nova York (EUA).

O desafio

A ideia era transformar a orla e expandir a capacidade da cidade com um novo espaço de excepcional qualidade de vida para morar, trabalhar e passear. O desafio era, principalmente, reconectar as pessoas à orla. Para isso, foi necessário reunir empresas do setor imobiliário, de design, construção e planejamento de uma maneira inovadora e colaborativa. O projeto Waterfront precisava de um portal com grande interação social.

Nossa estratégia de engajamento com as partes interessadas e com a IBM e a Element Blue ajuda a solidificar nossa visão como comunidade inteligente.
Kristina Verner, diretora de comunidades inteligentes do Waterfront Toronto

A solução

Uma plataforma inteligente fez essa conexão acontecer na comunidade. O portal foi criado para levar aos cidadãos e aos funcionários públicos tudo o que a revitalização da orla tem a oferecer. Informações diversas – como consumo de energia, eventos locais, transporte e clima – são disponibilizadas em tempo real. A IBM e seu parceiro de negócios, Element Blue, desenvolveram o inovador portal New Blue Edge, construído com o SoftLayer® e softwares IBM.

Produtos e serviços IBM utilizados na solução:

Software

IBM connections, IBM Web Content Manager, WebSPhere Portal

Serviço

SoftLayer

O futuro da orla de Toronto é importante para cada um nesta cidade, e é por isso que a cidade vai continuar a transformar sua orla em excelentes lugares para viver, trabalhar e se divertir.
John Tory, prefeito de Toronto em 2015

O impacto

Os objetivos de promover o crescimento do emprego e atrair investimentos do setor privado foram atingidos. Tanto o volume quanto o valor do investimento na construção cresceram muito mais rapidamente ao longo da orla do que em outras regiões de Toronto. Além de ser usada para conectar as partes interessadas no projeto, a plataforma acabou servindo como importante veículo de divulgação e transparência das ações realizadas no local, disponibilizando documentos importantes, como avaliações ambientais e valores gastos no projeto. Não foi construído apenas um portal, mas um maior senso de comunidade entre os cidadãos de Toronto.

Números do projeto de revitalização
na orla de Toronto

  • Mais de 3.600 árvores plantadas
  • Aproximadamente 109 mil metros quadrados de hábitat aquático criado
  • 25 novos parques e espaços públicos
  • 496 casas de moradia popular e mais 80 em construção
  • Sete instalações públicas de arte
  • 1.405 imóveis residenciais construídos e mais 1.500 unidades em construção
  • Mais de 28 quilômetros de infraestrutura construída

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