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Abrale:

O uso da nuvem para conectar pessoas na luta contra o câncer
Esta matéria é:

Uma ajuda para pacientes, médicos e familiares

Paula Szyfer descobriu que era portadora de Linfoma de Hodgkin em 2007, após 11 meses sentindo vários sintomas. Quando foi diagnosticada, a doença estava em um estágio muito avançado. "Eu tinha coceiras pelo corpo todo, sudorose excessiva, febre, dores ósseas. Emagreci cerca de 20 quilos. Era muito grave", lembra.

O Brasil registrou em torno de 577 mil novos casos de câncer em 2014, segundo estimativa do Ministério da Saúde. Aproximadamente 10% desse total são de algum tipo de câncer no sangue. Para desmistificar a doença e ajudar na luta de pacientes com leucemia, linfoma e outras manifestações onco-hematológicas, a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e a V&B Officeware, parceira da IBM, desenvolveram a rede social colaborativa Amar a Vida.

São 33 comunidades de assuntos diferentes, onde as pessoas interagem e trocam experiências. Como é uma rede específica, a Amar a Vida oferece a privacidade que outras redes sociais não têm.
Paula Szyfer, ex-paciente da Abrale e administradora da rede Amar a Vida

Na plataforma, pacientes, familiares, médicos, profissionais de saúde e interessados no assunto podem trocar ideias e indicações, além de discutir soluções para as diversas perspectivas que envolvem a doença. Desde março de 2015, Paula é uma das responsáveis pela administração dessa rede.

A proposta é incentivar debates, conscientizar e alertar os pacientes a respeito da importância de determinados cuidados e tratamentos, e ainda abrir espaço para a discussão de temas que vão além da própria doença, como aspectos sociais, familiares e psicológicos.
Alexandre Melo, diretor geral da V&B Officeware

A necessidade

A Abrale atende atualmente 24.820 pacientes. A entidade precisava implementar uma plataforma robusta e confiável, que suportasse todas as ferramentas necessárias para que pacientes, médicos e familiares pudessem se comunicar e interagir de maneira organizada e eficiente.

A solução

Toda a infraestrutura de nuvem (Cloud) necessária para a implementação do sistema foi desenvolvida e doada pela IBM, aliando benefícios como simplificação de controle e manutenção de infraestrutura de servidores, redução de custos e maior estabilidade do sistema.

A IBM também doou todos os componentes de software usados para desenvolver a rede social. A Amar a Vida foi construída utilizando a Connections, uma plataforma de software de Social Business da IBM. A V&B Officeware realizou de forma voluntária todo o serviço de customização e adequação das funcionalidades no software da IBM. Rodando em nuvem, componentes como chat, videoconferência e analytics foram integrados à plataforma.

Os benefícios

A Amar a Vida foi criada em 2014 e terminou aquele ano com 932 pessoas cadastradas. No final de 2015, eram 2.830 usuários e, em fevereiro de 2016, a rede social já contava com 3.053 registros. Os membros participam de comunidades criadas e divididas por assuntos, como alimentação, direitos e perda.

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