Apresentado por

Há um século participando da história do Brasil

Goodyear esteve presente em importantes capítulos do País, fornecendo produtos inovadores para diferentes segmentos de mercado

Mais do que produzir pneus, a Goodyear, ao longo de um século de atuação no Brasil, tem contribuído para o desenvolvimento do País. A empresa, que se instalou por aqui em 1919 e inaugurou sua primeira fábrica 20 anos depois, ajudou a movimentar a indústria nacional nas últimas décadas.

Nos anos 1940, por exemplo, esteve presente no movimento de criação de açudes no Nordeste, que tornaram possível o aproveitamento de milhões de hectares. “Na construção desses açudes, rasgando estradas, transportando maquinários e homens, são empregados inúmeros veículos, equipados com pneus Goodyear de diferentes tipos construídos especialmente e adaptados a cada necessidade do transporte, do terreno ou do trabalho”, destacava anúncio publicado em 19 de março de 1944, no Estadão.

Poucos anos depois, em 1949, outro anúncio celebrava os 10 anos da primeira fábrica da multinacional no país — que até hoje funciona no Belenzinho, em São Paulo —, mostrando a produção na época e a atuação da empresa na qualificação de mão de obra. “Nesses dez anos de atividade, milhares de operários foram treinados na Goodyear, contribuindo poderosamente para a formação de trabalhadores especializados – alicerces do progresso industrial de uma nação.”

A década seguinte seria marcada pela crescente necessidade da Europa em importar industrializados após a 2ª Guerra Mundial. Isso estimulou o setor produtivo de outros centros — e o Brasil não ficou de fora. Nesse período, chegaram por aqui diferentes multinacionais, e muitas delas usaram correias e mangueiras Goodyear. “Em moinhos, fábricas, minas, onde quer que haja correias transmitindo força ou transportando cargas – a Goodyear simboliza a liderança em durabilidade, trabalho ininterrupto e econômico”, apontava anúncio de abril de 1951.

Esse movimento em direção ao futuro seria coroado pela transferência da capital federal para o Centro-Oeste. O ambicioso projeto contou com grande participação das empresas brasileiras, entre elas a Goodyear, como mostra a edição de 21 de abril de 1960. “Brasília se construiu com gente destemida, a férrea vontade de um povo e uma infinidade de produtos da vigorosa indústria brasileira. A Goodyear sente-se orgulhosa em ter colaborado para que a cidade-epopeia se tornasse essa maravilhosa realidade.”

Mais produtividade, menos custos

Em meio a tantas e grandiosas obras aconteceu o florescimento da produção de tratores, cuja eficiência dependia da tração proporcionada pelos pneus. A Goodyear, com o seu Lameiro Centro Aberto, ofereceu ao mercado um modelo que, além de fincar os sulcos com firmeza no solo, contava com um desenho autolimpante. “Acompanhando esse novo surto de desenvolvimento, a Goodyear do Brasil sempre encarou com a máxima seriedade a fabricação de pneus que se amoldassem perfeitamente às unidades de fabricação nacional”, destacava propaganda de 1961.

Os anos se passaram, e a empresa segue marcando seu nome nessa história de desenvolvimento, fornecendo pneus para frotas de caminhões e ônibus, aviação e veículos fora de estrada (usados em mineração, operações industriais e portuárias). Para cada demanda, uma inovação que otimiza a produtividade e ajuda a reduzir custos operacionais.

arrow_forward Leia mais

Campo de provas em Americana é um dos mais modernos do mundo

Um marco na história da aviação brasileira

Das pistas para seu carro

Trajetória

Cem anos de inovação no Brasil

home