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Das pistas para seu carro

Por anos, a Goodyear tem ajudado a escrever a história do automobilismo, desenvolvendo inovações que, não raras vezes, também ganham as ruas

Ao longo de sua extensa trajetória, a Goodyear construiu uma sólida história de amor com o automobilismo brasileiro e internacional, seja apoiando competições e equipes, seja ajudando no aprimoramento do esporte ao fornecer pneus com a mais alta tecnologia. Muitas dessas inovações estão à disposição do motorista comum, que, assim como os pilotos, tem acesso ao que há de mais moderno em termos de desempenho e segurança. Conheça um pouco da relação entre a empresa e diferentes categorias de corridas, e saiba o que saiu das pistas e foi parar no seu carro.

Nascar®

Dentre todas as parcerias da Goodyear com o automobilismo, nenhuma é tão longeva quanto a mantida com a Nascar ®, que completa 65 anos em 2019. Ao longo desse período, a empresa introduziu inovações como os pneus lisos, em 1972; os radiais, em 1989; e os modelos multidesign, em 2013 – todos ganharam versões comerciais. Outra tecnologia que surgiu na categoria é o RFID. Como cada carro da Nascar® tem um número determinado de pneus para usar, eles precisam ser identificados por chips. Esse mesmo recurso está presente em alguns pneus para ônibus e caminhões da Goodyear e pode ser usado por clientes comerciais para gestão e manutenção de frotas.

Coleção de conquistas

A primeira grande conquista de um piloto brasileiro com a Goodyear foi a vitória de Emerson Fittipaldi no Grande Prêmio de Interlagos de 1973. No ano seguinte, o piloto ainda venceria o campeonato mundial correndo com pneus da marca, assim como faria Nelson Piquet, em 1987. Nenhum brasileiro, porém, brilhou tanto nas pistas com a Goodyear quanto Ayrton Senna, que teve a fabricante como fornecedora em seus três títulos mundiais. Em 10 de outubro de 1990, ao testar o carro que seria usado na temporada seguinte – a do tricampeonato –, Senna não poupou elogios aos pneus. “Foi o melhor lote que a fábrica nos forneceu, e dá para sentir alguma diferença no comportamento do carro”, afirmou ao Estadão na época. Ao longo de décadas, o trabalho junto à Fórmula 1 foi fundamental para que a empresa aprimorasse seus produtos. Hoje, sua linha High Performance, destinada a veículos esportivos, usa compostos similares aos empregados nas pistas da categoria mais famosa do automobilismo.

Aderência garantida

A Goodyear marca presença na Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional desde quando a modalidade surgiu, em 1979, conforme noticiado pelo Estadão em 12 de julho daquele ano. “O goiano Alencar Júnior, da equipe Metalonita-Jorlan, e o paulista Ingo Hoffmann, da equipe Jornal da Tarde-Pompeia, conquistaram os dois primeiros lugares na quinta etapa do Torneio Brasileiro de Stock Car e foram os únicos a usar o novo tipo de pneu fabricado pela Goodyear brasileira.” Atualmente, os pneus da família Eagle herdam o conceito de esportividade e os tipos de compostos usados na Stock Car. Suas características são ideais para o escoamento da água, garantindo aderência tanto em pista molhada quanto no seco.

Na terra e no asfalto

A Goodyear foi parceira do Rally dos Sertões no início dos anos 2000, quando levou sete diferentes tipos de pneus para a prova, desde 100% voltados para o asfalto até aqueles 100% projetados para a terra. O posicionamento da Goodyear sobre o tema, publicado no Estadão na época, foi: “Neste meio termo, temos diferentes variações para que a equipe sempre tenha a melhor opção”. Tamanha versatilidade foi essencial para a vitória da equipe Chevrolet naquele campeonato. O pneu Wrangler Duratrac nasceu com base em experiências da fabricante em provas do tipo. Sua carcaça resistente nas laterais é ideal para evitar perfurações comuns em estradas acidentadas. Os blocos do pneu ainda são desenhados de forma a garantir autolimpeza, retirando o barro para que ele sempre tenha aderência na pista.

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