Goodyear completa um século no País, levando inovação e segurança para as ruas e estradas nacionais
Imagens: Acervo Estadão • Ilustrações: André MacielQuando a Goodyear iniciou suas atividades no País em 1919, ter um automóvel era um luxo. Os preços elevados contrastavam com a baixa velocidade – andar a 40 km/h era uma façanha. Os anos correram velozes e os veículos se modernizaram, tornando-se cada vez mais presentes nas ruas e estradas nacionais. Parte dessa história passa pela evolução dos pneus, da qual a Goodyear tem participado desde que abriu o primeiro escritório no Rio de Janeiro. Confira a seguir alguns dos principais marcos dessa trajetória de 100 anos, registrados nas páginas do Estadão.
A Goodyear trouxe ao País inovações como os pneus Balão e Double Eagle. Ambos eram fabricados com tecido Supertwist, material 60% mais elástico do que o encontrado nos pneus da concorrência.
Publicação original de 15 de fevereiro de 1927
Publicação original de 27 de setembro de 1933
Foi lançado o Airwheel, um pneu de avião supermacio e de baixa pressão para facilitar decolagens e aterrissagens em campos arenosos ou ásperos. Pouco depois, ganhou uma versão passeio para as estradas.
Chegava ao mercado o G-100, um dos primeiros modelos fabricados no Brasil, com banda de rodagem que durava 33% mais em relação ao modelo anterior. A Goodyear começava a concentrar esforços em pneus para veículos pesados.
Publicação original de 16 de novembro de 1941
Publicação original de 16 de março de 1955
A empresa criou o Super Cushion, primeiro pneu sem câmara. Além de reduzir em 80% o esvaziamento por furos, o modelo trazia a tecnologia Grip Seal, que mantinha a pressão do ar inalterada por mais tempo.
Publicação original de 14 de junho de 1966
Nascia o G8, pneu para carros que foi uma evolução do sucesso de vendas Papaléguas. Dentre as melhorias, destacavam-se as bordas arredondadas para tração extra em qualquer tipo de terreno e maior segurança nas curvas.
Com o lançamento do G800, a empresa iniciava a era dos pneus radiais. A diferença estava na disposição das lonas internas do pneu radiais para automóveis. O segmento de pesados também ganhou seu próprio pneu radial: a linha Unisteel.
Publicação original de 5 de abril de 1988
O sucesso do G800 levou a Goodyear a atualizá-lo. Batizado de Grand Prix S, seu diferencial era o material de composição dos fios, queeram de fibras têxteis e passaram a ser de contas de aço.
Lançamento do CT176, com uma banda de rodagem que proporcionava freadas mais seguras e desgaste uniforme. A linha Eagle também ganhou novos modelos: o Eagle GA, o Eagle GT e o Eagle VR, com sulcos derivados do desenho do pneu “biscoito” da Fórmula 1.
O setor agrícola ganharia seu primeiro radial com o Optitrac DT 806, que trazia uma durabilidade duas vezes superior aos modelos convencionais. Nesse período também foi lançada a série 600 para linha pesada.
Publicação original de 1 de março de 2017
A partir de testes nas pistas de corrida, a Goodyear criou o Eagle F1, desenvolvido especialmente para o Camaro ZL1 1LE. O pneu trouxe uma banda de rodagem com excelente aderência em piso seco e tecnologia de drenagem de água para melhor tração em piso molhado.