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Campo de provas em Americana é um dos mais modernos do mundo

Com 382 mil m², espaço foi criado para ajudar fabricante de pneus a desenvolver produtos de alta tecnologia no Brasil

Antes de uma ideia se tornar inovação, ela precisa ser exaustivamente experimentada, para que chegue ao consumidor na forma de um produto eficiente e confiável. É por isso que, desde 2001, a Goodyear conta com um moderno campo de provas em Americana (SP). Com 382 mil m², o lugar é considerado um dos mais completos centros de testes de pneus do mundo.

Se anteriormente o que era fabricado por aqui precisava ser aprovado na Europa e nos Estados Unidos, com a criação do campo de provas a avaliação passou a ser feita no Brasil, o que agilizou o processo e reforçou a importância estratégica do País para a multinacional. Além disso, o espaço atende a todas as fábricas da Goodyear na América Latina.

A estrutura tem sido importante ainda como etapa final de testes no desenvolvimento de produtos com compostos adequados à realidade brasileira e à de localidades com condições climáticas semelhantes. Outra grande vantagem é que, diferentemente do que ocorre nos outros dois centros de inovação da empresa, instalados em regiões temperadas — Luxemburgo e Estados Unidos —, no centro de Americana é possível realizar testes o ano todo, justamente devido ao nosso clima favorável.

Montadoras na pista

Mas não é apenas no desenvolvimento de pneus que o campo de provas é útil. Frequentemente, montadoras recorrem ao espaço para testes de protótipos de veículos e de outros componentes. Essa procura se justifica pela estrutura de alto nível oferecida em Americana, que conta com profissionais extremamente qualificados e tem como marca a preocupação constante com a segurança, valor do qual a Goodyear não abre mão.

Um dos grandes atrativos é o Vehicle Dynamics Area (VDA), área aberta de 380 x 130 metros, onde é possível montar vários tipos de traçado, o que permite avaliar diferentes características de um automóvel. Outro diferencial do VDA é a possibilidade de controlar com precisão a quantidade de água em testes com pista molhada.

Além disso, o campo de provas conta com 21 tipos de superfícies, que incluem desde asfalto de concreto até terreno off-road, simulando todas as situações possíveis que um carro pode enfrentar.

Ruído
A Goodyear realiza dois tipos de verificações para trazer maior conforto auditivo a motoristas e passageiros. No primeiro deles, microfones são instalados no interior do veículo para avaliar os níveis de ruídos dentro do carro. Já no segundo, os microfones, posicionados ao longo da pista, verificam se o som emitido está nos limites aceitáveis.
Comportamento
Neste teste subjetivo, um piloto roda com o pneu que serve de referência e, a seguir, anda com outro que está em desenvolvimento, fazendo uma análise comparativa entre os dois. Após dar notas para cada uma das variáveis avaliadas tanto em pista seca quando no asfalto molhado, os dados são utilizados para aperfeiçoar o novo produto.
Frenagem
O campo de provas de Americana conta com uma área voltada especificamente para as avaliações de frenagem. O local possui retas de três diferentes tipos de piso: asfalto convencional (de alto atrito), asfalto de médio atrito e concreto polido. Os pilotos passam a uma velocidade constante por eles e freiam, enquanto uma equipe de técnicos mede a distância de parada do veículo.
Aquaplanagem
No VDA, a Goodyear consegue controlar exatamente a quantidade de água sobre o asfalto. Na transição da parte seca para a molhada, é possível determinar com precisão a que velocidade o pneu começa a perder tração com a pista.
Aderência
Instalado em um trailer com potentes freios, o pneu é travado por completo, e um transistor mede a força entre a borracha e a superfície do asfalto, gerando um índice de atrito para pistas secas e outro, para pistas molhadas. No caso de caminhões, o teste é realizado com o próprio veículo, que ainda carrega um peso exigido por norma.
Vibração
Os pneus são testados sobre 14 diferentes tipos de superfície, que vão desde paralelepípedo até estradas de terra com cascalho e asfalto esburacado. Acelerômetros instalados no automóvel medem o nível de vibração no interior do veículo em cada uma dessas circunstâncias.
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