Com 382 mil m², espaço foi criado para ajudar fabricante de pneus a desenvolver produtos de alta tecnologia no Brasil
Antes de uma ideia se tornar inovação, ela precisa ser exaustivamente experimentada, para que chegue ao consumidor na forma de um produto eficiente e confiável. É por isso que, desde 2001, a Goodyear conta com um moderno campo de provas em Americana (SP). Com 382 mil m², o lugar é considerado um dos mais completos centros de testes de pneus do mundo.
Se anteriormente o que era fabricado por aqui precisava ser aprovado na Europa e nos Estados Unidos, com a criação do campo de provas a avaliação passou a ser feita no Brasil, o que agilizou o processo e reforçou a importância estratégica do País para a multinacional. Além disso, o espaço atende a todas as fábricas da Goodyear na América Latina.
A estrutura tem sido importante ainda como etapa final de testes no desenvolvimento de produtos com compostos adequados à realidade brasileira e à de localidades com condições climáticas semelhantes. Outra grande vantagem é que, diferentemente do que ocorre nos outros dois centros de inovação da empresa, instalados em regiões temperadas — Luxemburgo e Estados Unidos —, no centro de Americana é possível realizar testes o ano todo, justamente devido ao nosso clima favorável.
Mas não é apenas no desenvolvimento de pneus que o campo de provas é útil. Frequentemente, montadoras recorrem ao espaço para testes de protótipos de veículos e de outros componentes. Essa procura se justifica pela estrutura de alto nível oferecida em Americana, que conta com profissionais extremamente qualificados e tem como marca a preocupação constante com a segurança, valor do qual a Goodyear não abre mão.
Um dos grandes atrativos é o Vehicle Dynamics Area (VDA), área aberta de 380 x 130 metros, onde é possível montar vários tipos de traçado, o que permite avaliar diferentes características de um automóvel. Outro diferencial do VDA é a possibilidade de controlar com precisão a quantidade de água em testes com pista molhada.
Além disso, o campo de provas conta com 21 tipos de superfícies, que incluem desde asfalto de concreto até terreno off-road, simulando todas as situações possíveis que um carro pode enfrentar.