Leite materno doado é o alimento mais indicado para bebês prematuros, de baixo peso e internados por conter anticorpos e outros componentes que ajudam na recuperação e prevenção de infecções e alergias. Para incentivar a doação, o Ministério da Saúde lançou em maio a campanha “Doe leite materno. Ajude quem espera por você”.

Quando uma mulher que amamenta entra em contato com um banco de leite humano, ela recebe todas as orientações necessárias para coletar e armazenar seu leite. Alguns bancos fornecem os potes para a mulher armazenar seu leite e podem buscá-lo na casa da doadora. Consulte o banco de leite humano mais próximo de sua casa para se informar sobre essa facilidade.

1- Os frascos para a coleta do leite devem ser de vidro, com tampa de plástico rosqueável. Retire o rótulo e o papel de dentro da tampa. Lave o recipiente e a tampa com água e detergente. Se o banco já forneceu potes esterilizados, você pode pular essa etapa.

2- Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobertos por água, e ferva-os por 15 minutos. Coloque as peças em cima de um pano limpo e deixe-as secar naturalmente. Feche o pote sem tocar a parte interna da tampa. É mais fácil preparar vários recipientes de uma vez.

3- Coloque um gorro ou lenço na cabeça e cubra nariz e boca com uma máscara ou uma fralda de pano.

4- Lave bem as mãos e os braços, até o cotovelo, com água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque mãos e mamas com uma toalha limpa. Muitas doações são descartadas por contaminação por bactérias ou sujeira.

5- Escolha um lugar tranquilo, que não seja a cozinha ou banheiro. Evite a presença de animais para prevenir contaminação por pelos. Coloque um pano limpo para apoiar frasco e tampa.

6- Massageie as mamas, com movimentos circulares, da aréola (parte escura da mama) para fora. Coloque o polegar acima da aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela.  Aperte o polegar ao encontro dos outros dedos até sair o leite. Aperte e solte muitas vezes. Despreze as primeiras gotas. Após terminar, feche bem o recipiente.

7- Coloque nome, data e hora no pote e guarde-o no congelador. Se não encher nas extrações seguintes, o leite pode ser coletado em um copo de vidro fervido por 15  inutos e adicionado ao frasco. Complete-o até faltarem dois dedos para enchê-lo. A data da primeira coleta é a que conta.

8- O leite congelado para doação tem validade de 10 dias. Ligue para o banco de leite humano para agendar a coleta. Caso não haja coleta em domicílio na sua região, leve-o para o banco de leite humano. Se dentro desse período não foi  possível encher o frasco, doe mesmo assim: qualquer quantidade importa.

 

Fazer o bem sem olhar a quem

Doadora e mãe de receptor de leite doado contam suas experiências

Quando sentiu seus seios se enchendo de leite após o nascimento da filha, a fonoaudióloga paulistana Vivian Romero, 31 anos, sentiu-se duplamente feliz. Ela teria leite suficiente para alimentar o próprio bebê e sabia que a produção extra a tornaria candidata para a doação de leite. Vivian conta que não sentiu dificuldades no processo. A fonoaudióloga doou leite para o banco de leite humano, pois sabia que poderia ajudar muitos bebês. “Um recém-nascido pode mamar apenas alguns mililitros por vez, então eu sabia que meu leite estava ajudando muitos bebês”, afirma.

A turismóloga Maria Elisa Morelli, 36 anos, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), é mãe de um bebê que se beneficiou da doação de leite. Seu filho nasceu em novembro de 2017, prematuro de 33 semanas, em um hospital da capital paulista. O pequeno Mário passou 15 dias na UTI e precisou de leite humano do banco de leite. Para Maria Elisa é importante que as mulheres que têm leite em abundância considerem a doação. “Coloquem-se no lugar das mães que necessitam desse alimento, doem com amor. Criamos laços e sentimos gratidão por essas doadoras.”