Deloitte

Soluções de governança corporativa para seus desafios de negócios

Plataforma permite controle total sobre doações e patrocínios

Uma ferramenta digital para facilitar o controle de doações e patrocínios e a prestação de contas referente ao uso dos recursos. Esse é o objetivo da D.Tracker-DOA, plataforma desenvolvida pela Deloitte para apoiar clientes a garantir transparência e agilidade a esses processos.

A plataforma atende às exigências da Lei Anticorrupção, além de permitir um controle mais apurado da destinação dos recursos, evitando perdas financeiras e desvios.

“Muitos de nossos clientes tinham queixas de que suas doações sociais podiam estar sendo desviadas ou que não havia uma forma efetiva de controle destes recursos”, afirma Camila Araújo, sócia da área de Risk Advisory da Deloitte. “É uma situação recorrente nas empresas, e que precisa de gestão e controle. Muitas organizações acabam por ser envolvidas em escândalos de corrupção porque os destinatários fazem mal-uso do recurso das doações para pagar uma propina”, explica ela.

Pelo sistema, é possível prestar contas sobre a destinação de cada recurso – por exemplo, máscaras e álcool em gel para o uso no combate à Covid-19, equipamentos médicos, alimentos, material escolar – por meio da inclusão de notas fiscais, recibos ou outros documentos, que muitas vezes eram perdidos ou jogados fora. Da mesma forma, o uso dos recursos (sejam financeiros, materiais/produtos ou serviços) pode ser comprovado com o upload de documentação sobre projetos, compras em geral etc.

O combate ao desvio de recursos também foi levado em consideração no desenvolvimento da ferramenta, explica Alexandre Senas, diretor da área de Risk Advisory da Deloitte. “Atualmente, a responsabilidade da empresa doadora não se resume a declarar a ação, mas também em acompanhar o destino das verbas. Isto assegura a empresa a se proteger de eventuais problemas, bem como trazer maior segurança e transparência a todo o processo.”

O sistema permite até mesmo a reprovação das prestações de contas, em caso de irregularidades. “Quando isso ocorre, é muito importante que o donatário saiba o porquê”, aponta Camila Araújo.

A ferramenta também auxilia na comprovação do uso de verbas provenientes de patrocínios. “Por exemplo, determinada empresa decide patrocinar um time de futebol. É possível, pela plataforma, enviar até mesmo a foto de uma partida com os jogadores usando a camiseta contendo o nome da organização, no caso de esta ter sido uma exigência do contrato”, exemplifica a especialista. “A ferramenta é uma aceleradora, pois antigamente tínhamos que ligar ou solicitar comprovações por e-mail, em um trabalho mais demorado de validação e organização dessas informações.”

Dados organizados

Outro recurso da plataforma é a apresentação de relatórios, ou dashboards, com as informações organizadas: o quanto o donatário já usou do valor de uma doação, a verba comprovada, o total pendente de comprovação, a parte reprovada, quais contratos estão vencendo etc. “Com isso, a empresa pode rapidamente tomar decisões, destinar recursos a outras doações, solicitar devoluções de verbas não usadas”, afirma Camila Araújo.

O propósito é trazer mais transparência e integridade ao processo, tanto para o doador quanto para o donatário. Com análises mais precisas sobre a utilização dos recursos, incentivamos mais empresas as realizar doações.

 

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