Jornada ESG

Produção

Estadão Blue Studio

Com foco no cliente, bancos investem em tecnologia

Compartilhe

15 de maio de 2018

Diante do ritmo de vida acelerado, da necessidade de otimizar tarefas, da busca por segurança, mobilidade e conveniência, os clientes bancários se mostram mais confiantes nos canais digitais, e o mobile banking passa a ser a opção preferida para transações e outros serviços. Em contrapartida, os bancos têm investido cada vez mais em tecnologia e buscam oferecer soluções e diferenciais que os coloquem na vanguarda.

Isso é o que revela a Pesquisa FEBRABAN Tecnologia Bancária 2018, realizada pela Deloitte. Os investimentos e despesas em tecnologia no Brasil feitos pelo setor financeiro em 2017 somaram R$ 19,5 bilhões, resultado 5% superior ao de 2016. Dos investimentos realizados, 50% ocorreram em software, na intenção de oferecer experiências melhores aos clientes. Hardware consumiu 32% dos investimentos e Telecom 18%.

As transações com movimentação financeira via mobile banking tiveram um salto de 70% de 2016 para 2017, o que sinaliza a confiança do consumidor no canal. “Este desempenho reflete o investimento maciço da indústria em usabilidade e oferta de novos serviços”, pondera Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

No total, foram realizadas 25,6 bilhões de transações via mobile banking, alta de 38% em relação a 2016 – o equivalente a 35% de um universo de 71,8 bilhões de operações, ou seja, mais de um terço das transações bancárias.

Mobile para contratação de crédito

O estudo aponta também o mobile banking como nova opção para contratação de crédito, com avanço de 141% (225 milhões de contratações em 2017), e realização de investimentos, com aumento de 42% (10 milhões de investimentos/aplicações).

A Pesquisa FEBRABAN foi desenvolvida pela Deloitte e contou com a participação de 24 bancos, que representam 91% dos ativos dessa indústria no País. “Os resultados da pesquisa destacam que o DNA de transformação digital dos bancos consiste na exploração constante de novas tecnologias, tendo um objetivo em comum: uma melhor experiência para os clientes”, destaca Paschoal Pipolo Baptista, sócio-líder de Banking & Capital Markets da Deloitte.

Internet continua forte

Apesar do crescimento do mobile, o internet banking segue forte na preferência dos clientes bancários e também registrou avanço (2%): foram 15,8 bilhões de transações por esse meio. Já o número de transações com movimentação financeira através da Internet registrou aumento de 6%, totalizando 3,6 bilhões em 2017. Mobile e internet banking têm, juntos, 58% de participação no total de operações (com ou sem movimentação financeira).

“Além da facilidade de realizar pagamentos e transferências pelos canais digitais, a segurança dos aplicativos bancários contribui para esse crescimento”, explica Gustavo Fosse, da Febraban.

“Hoje as pessoas sacam menos dinheiro, usam mais o cartão para o pagamento de suas compras e efetuam mais transferências bancárias, atentas à segurança e praticidade”, declara. “O cliente busca, cada vez mais, a sua conveniência”, completa Paschoal Pipolo Baptista.

Gustavo Fosse declarou que cerca de 10% dos investimentos e gastos realizados pelo setor bancário são direcionados à segurança de seus serviços. “Trata-se de um ambiente altamente seguro”, conclui.

O avanço do Mobile Banking:

Foram pagas 889 milhões de contas em 2017 via Mobile Banking, avanço de 85% frente ao ano anterior. No internet banking, contabilizou-se 1,5 bilhão de pagamentos de contas em 2017 (avanço de 25%).

Foram realizadas 401 milhões de transferências, DOC e TED em 2017, aumento de 45% frente a 2016. No Internet banking, foram 509 milhões (queda de 3% frente a 2016).

Para acesso ao Centro de Governança Corporativa Deloitte, visite:

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/governance-risk-and-compliance/topics/dttl-global-center-for-corporate-governance.html

Mais acessadas

Nenhum dado até agora.

Para saber mais sobre ESG e outros estudos da Deloitte, acesse o link e cadastre-se