Jornada ESG

Produção

Estadão Blue Studio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as empresas

Compartilhe

29 de setembro de 2015

Empresas de todos os portes atentas às melhores práticas de governança corporativa podem ser integrantes de uma ação mundial voltada ao desenvolvimento sustentável. O anúncio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em 25 de setembro, com início oficial da ação no Brasil no dia 28, é um convite a todos os setores da sociedade.

Os 17 ODS foram construídos com a participação de representantes de todos os setores: sociedade civil, academia, empresas e governo. Entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016 e devem orientar as decisões que os países tomarão nos próximos 15 anos, com foco em três propósitos: erradicar a pobreza, combater a desigualdade social e a injustiça e conter as mudanças climáticas.

“Trata-se de uma pauta de extrema importância para as empresas, pois os ODS abordam o desafio e a possibilidade do crescimento econômico inclusivo e sustentável baseado na promoção e respeito aos direitos humanos e na proteção ao meio ambiente”, explica Renata Seabra, diretora executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, canal da ONU com as empresas, que é apoiado localmente pela Deloitte em iniciativas de treinamento.

Parcerias
O Pacto Global liderou uma série de consultas, com o objetivo de trazer a perspectiva do setor privado para a construção dessa nova agenda sustentável. Renata explica que essa iniciativa colaborou para a construção de metas e objetivos claros apresentados nos ODS e incluiu, além das questões sociais já abordadas nos Objetivos do Milênio (ODM), o equilíbrio entre meio ambiente, sociedade e crescimento econômico.

Reforço à governança
Ronaldo Fragoso, líder da área de Consultoria em Gestão de Riscos da Deloitte – que conta com uma frente de soluções e conteúdos sobre governança corporativa –, aponta que “seguir os ODS reforça a governança, além de revelar transparência e compromisso com a sociedade global. Traz benefícios de reputação e imagem e abre as portas para investidores atentos à iniciativa”.

Pacto Global
Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne cerca de 13 mil signatários em 90 países com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O Brasil é a 4ª maior rede local, com 700 signatários.

Para mais informações, acesse: www.pactoglobal.org.br

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ODSs

Mais acessadas

Nenhum dado até agora.

Para saber mais sobre ESG e outros estudos da Deloitte, acesse o link e cadastre-se