Em busca de procedimentos menos invasivos, mulheres trocam o bisturi pela agulha

Nos últimos anos, os médicos viram a procura por cirurgias plásticas faciais cair, enquanto os tratamentos estéticos, como o preenchimento, levam cada vez mais pacientes aos consultórios.

Ficar mais bonita e rejuvenescer. Esses dois desejos são os principais motivadores para as mulheres decidirem realizar uma intervenção estética. Porém, diferentemente do que acontecia 10 anos atrás, elas já não querem passar pelas exigências ligadas às cirurgias. “Existe uma mudança de perfil: o público é basicamente de mulheres que trabalham, não dispõem de tempo para ficar em recuperação, nem querem mudar sua fisionomia muito rapidamente”, comenta o dermatologista Ricardo Limongi, porta-voz da divisão Cristália Injectables. O especialista afirma que, atualmente, a preferência feminina é por tratamentos que as mantenham em sua atividade diária e que possam, de maneira lenta e gradual, levar ao rejuvenescimento mais natural.

Um grande aliado para essa transformação sem radicalismos é o preenchimento com ácido hialurônico (AH), substância responsável pela sustentação, pelo preenchimento e pela hidratação da pele. “A evolução dos últimos anos em relação aos produtos e às técnicas tornou possível não somente sumir com rugas – a primeira indicação do AH –, mas também melhorar proporções e volumes do rosto, respeitando muito mais as diferenças étnicas, raciais, de gênero e de idade”, diz Ricardo. Dentre as novidades que facilitaram a vida dos profissionais e dos pacientes, estão os preenchedores com anestésicos, como a linha Teosyal PureSense com lidocaína. Em um estudo simples-cego (em que o paciente não sabe qual produto está sendo utilizado, mas o médico, sim), 90% dos pacientes afirmaram que o lado do rosto tratado com lidocaína foi menos dolorido. “A lidocaína traz um conforto indiscutível para a realização desses procedimentos, sem trazer nenhum efeito colateral adicional”, defende Ricardo.

Substância versátil

A face não é a única beneficiada pelo AH: ele também serve para aumentar o tamanho do mamilo, corrigir a flacidez do lóbulo da orelha (principalmente de quem usou brinco pesado por muitos anos), preencher o dorso de mãos envelhecidas, desaparecer com furinhos de celulite e até redesenhar a região íntima. “Como a substância é totalmente biocompatível, o uso corporal não implica risco adicional, o que torna o produto ainda mais versátil e buscado”, comenta Ricardo.

79, 15%*

Crescimento no número de procedimentos não cirúrgicos realizados em 2016 em relação a 2014.

89, 5%*

Aumento da procura pela técnica de preenchimento no mesmo período.

95%

Do público que passa por procedimentos estéticos com preenchimento de ácido hialurônico é feminino.

90%

Dos pacientes em teste simples-cego afirmaram que o lado tratado com ácido hialurônico e lidocaína foi menos doloroso.

*Dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

raio x do setor

O mercado dos preenchedores em números

R$ 1500 A 2.000*

Preço médio do procedimento com uma seringa de ácido hialurônico.

*Depende do profissional e do estado

20 ANOS

Idade recomendada para visitar o dermatologista para iniciar o processo de prevenção de perda de volume.

ANOS 90

Os primeiros procedimentos com ácido hialurônico começaram a ser feitos.

2º LUGAR

É a posição que ocupa o preenchimento com ácido hialurônico no ranking de procedimentos faciais mais procurados no consultório médico – perde apenas para a aplicação de toxina botulínica.

UMA VEZ AO ANO

É o tempo indicado para voltar ao dermatologista e verificar se o procedimento necessita de retoque.

ATÉ 3 ANOS

Tempo que o resultado do preenchimento com ácido hialurônico pode durar, dependendo do local do rosto em que foi realizada a aplicação. Porém, o tempo médio é de 6 a 18 meses.

90

É o número de países em que a linha Teosyal PureSense está presente.

+ de 10 milhões

De seringas de ácido hialurônico da linha Teosyal comercializadas no mundo.

5.200

Colaboradores fazem parte da força de trabalho do laboratório Cristália.

46 anos

É o tempo em que o laboratório Cristália está no mercado brasileiro.

20 a 30 minutos

É o tempo médio que leva o procedimento de aplicação de ácido hialurônico no rosto.

1 dia

Tempo necessário para reverter o procedimento utilizando a enzima hialuronidase, caso o paciente não goste do resultado.

de 2˚ a 25˚c

Temperatura em que o ácido hialurônico deve ser mantido.

25%

É a estimativa de crescimento nas vendas dos produtos da divisão Cristália Injectables para 2018.

1º lugar

O item da linha mais vendido ao redor do mundo é o Global Action, do Cristália, indicado para tratar rugas médias.

há 10 anos

O laboratório Cristália oferece o ácido hialurônico para fins estéticos no mercado brasileiro.

2018

Ano do lançamento oficial da divisão Cristália Injectables para atender dermatologistas, cirurgiões-plásticos e profissionais da medicina estética.

40 milhões de reais

(nos últimos 3 anos)

É o investimento do Cristália Injectables em workshops e treinamentos para médicos de todo o Brasil conhecerem os produtos da linha estética.

69%

Foi o crescimento nas vendas de produtos estéticos do Cristália Injectables em 2017 em relação ao ano anterior.

106

Número de patentes nacionais e internacionais conquistadas pelo laboratório Cristália.

CERCA DE 3 MIL MÉDICOS

(nos últimos 3 anos)

Foi o aumento no número de médicos que utilizam os produtos do Cristália Injectables.

“Se alguém disser ‘você colocou preenchimento’, isso não é um elogio”

O dermatologista canadense Wayne Carey, convidado do Cristália Injectables para um workshop prático no Congresso Ibero Latinoamericano de Dermatologia (Cilad), realizado no começo de novembro, diz que a aparência natural é o principal indicador de que o procedimento teve um bom resultado.

Qual aparência as mulheres buscam hoje em dia?

Elas desejam um visual natural. Querem ficar melhor, sentir-se melhor. Nada parecido com o que víamos anos atrás, quando atrizes e famosas que apareciam na mídia transformadas após os procedimentos serviam de inspiração.

Existe idade certa para começar a fazer intervenções estéticas no rosto?

Estou realmente convencido de que as mulheres devem começar quando jovens, antes de problemas como perda de gordura e linhas aparecerem. Por volta dos 20 anos já é possível começar a prevenção, com intervenções anuais mínimas.

Qual é o sinal de que o procedimento deu certo?

Ninguém perceber! Falo aos meus pacientes: “Se alguém disser ‘você colocou preenchimento’, isso não é um elogio. Você precisa me avisar”. Esse é o objetivo: a pessoa ficar melhor sem parecer que fez algo.

E se o resultado não sair como o esperado?

Além de ser uma intervenção segura, a aplicação com ácido hialurônico é reversível. Em caso de algo ruim acontecer (uma reação inflamatória ou resultado diferente do esperado), basta aplicar a enzima hialuronidase, e rapidamente tudo está resolvido.

“Apesar da desaceleração na economia, o mercado de estética continua crescendo”

Número de procedimentos não cirúrgicos aumentou 79,15% de 2014 a 2016

Foram realizados 1.332.203 tratamentos desse tipo – a técnica de preenchimento ocupa o segundo lugar, atrás apenas da aplicação de toxina botulínica –, de acordo com os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “Isso coloca o Brasil como um mercado-chave tanto em relação à América Latina como em nível mundial”, diz Javier Ibañez, vice-presidente da Teoxane Latam. “Por esse motivo, estamos muito contentes em trazer nossa última tecnologia para cá”, completa. Trata-se da nova linha de preenchedores de ácido hialurônico Teosyal PureSense com o anestésico lidocaína, cujo destaque é proporcionar menos dor para o paciente e mais versatilidade para o médico.

“O Brasil é um mercado-chave tanto em relação à América Latina como em nível mundial”


Javier Ibañez Vice-presidente da Teoxane Latam

O novo portfólio, uma parceria do laboratório brasileiro Cristália com a empresa suíça Teoxane, que chegou recentemente ao País, conta com cinco itens para atender diferentes necessidades do profissional – as maiores apostas são as versões Ultimate e Kiss, indicadas para restauração de volume em áreas extensas e em lábios, respectivamente. “Apesar da desaceleração na economia, o mercado de estética só cresce”, afirma Patricia Silveira, diretora da unidade de negócios Cristália Injectables – divisão criada no ano passado para atender com exclusividade à demanda de injetáveis (preenchedores, toxina botulínica e anestésicos). De acordo com a executiva, a estratégia da empresa para ganhar mercado será investir em divulgação e, sobretudo, treinamento. “Realizar palestras e workshops práticos em todo o Brasil e participar de grandes congressos faz com que cada vez mais médicos e profissionais da medicina estética conheçam nossos produtos e estejam aptos a usá-los em seus consultórios”, conclui.

“Investir em divulgação e treinamento são estratégias para ganhar mercado”


Patricia SilveiraDiretora da unidade de negócios Cristália Injectables

5 usos

para o ácido hialurônico:

Preenchimento de celulite

Aumento de mamilo

Correção do lóbulo da orelha

Rejuvenescimento genital

Preenchimento do dorso de mão

Família completa

Conheça a indicação de cada produto da linha de preenchedores com lidocaína Teosyal PureSense, recém-lançada pelo Cristália Injectables:

TEOXANE PURESENSE GLOBAL ACTION

global action

Preenchimento de rugas médias.

TEOXANE PURESENSE DEEP LINES

deep lines

Preenchimento de rugas profundas.

TEOXANE PURESENSE ULTRA DEEP

ultra deep

Restauração de volume em áreas focais (como o centro do queixo).

TEOXANE PURESENSE ULTIMATE

Ultimate

Restauração de volume em áreas extensas (como a região malar) – com nova apresentação de 2 seringas com 1 ml cada.

TEOXANE PURESENSE KISS

kiss

Definição e preenchimento dos lábios superior e inferior.

Comentários