Apresentado por

8 dicas para melhorar a eficiência energética de sua empresa

Especialistas indicam como reduzir o desperdício e aprimorar a gestão e a eficiência dos sistemas de energia.

27/03/2020
1.
Faça um diagnóstico da área, do modelo energético, do consumo e das expectativas de crescimento do negócio. Existem empresas especializadas nesse trabalho.
2.
A partir do diagnóstico, faça análises dos custos e benefícios no longo prazo. Um bom planejamento surtirá o efeito desejado com o tempo, mesmo tendo investimentos na implantação.
3.
Procure ajuda externa de consultorias ou empresas especializadas para identificar a melhor tipologia e as melhores soluções para a demanda da empresa ou para cada setor dela. “A identificação do maior vilão da conta de energia pode variar caso a caso. Por exemplo, em shopping centers, mais de 50% do consumo vem do ar condicionado. Já nas indústrias, o maior gasto é com motores elétricos com baixa eficiência”, afirma o gerente de aplicação em eficiência energética e geração distribuída da CPFL Soluções, Eberson Muniz.
4.
Lembre-se de que o processo produtivo de sua empresa pode ter muitos insumos para a geração de energia tais como calor, vapor, gás natural, e que são fontes ideais para uma cogeração, por exemplo. Faça essa análise para aproveitar a produção simultânea e sequenciada de duas ou mais formas de energia, a partir de um único combustível, o que promove a conservação energética e com o auxílio da tecnologia, reverte em economia para o seu negócio.
5.
A realização de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, nos equipamentos sempre ajuda na redução de desperdícios.
6.
Considere a possibilidade de entrar no mercado livre de energia, que costuma aumentar a economia e garante previsibilidade nos gastos.
7.
Ao optar por um parceiro para atuar na remodelação e/ou gestão do sistema energético da empresa, analise bem os contratos. Muitas companhias oferecem um modelo de atuação em que é possível implantar e gerenciar projetos de eficiência energética para os clientes, sem que as empresas precisem arcar com os custos da implementação. “Assim, os clientes não precisam investir e nem se descapitalizar. Oferecemos a possibilidade de alugar a estrutura instalada, o que permite ganhos em eficiência e gestão para os nossos clientes”, diz José Roberto de Fabre, gerente comercial de soluções energéticas da CPFL Soluções.
8.
Invista em programas de conscientização. Apesar das iniciativas que o mercado oferece, ainda há muito a ser feito. Boas práticas podem contribuir, principalmente nas empresas. Estudos internacionais divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente indicam que medidas de educação, treinamento e gestão eficiente em empresas resultam na redução de até 5% no consumo de energia.

Fontes: Aneel, CPFL Soluções e Ministério do Meio Ambiente

arrow_forward Leia mais

Empresas apostam em infraestrutura elétrica

Eficiência energética é a chave para avanços econômicos

Quando ganham a empresa, a sociedade e o planeta

Uma parceria necessária

Quando se une modernização e sustentabilidade

Geração Distribuída de Energia: Descentralizar para ganhar

Tudo sobre o Mercado Livre de Energia

Mercado livre de energia ganha impulso para se popularizar

Combate ao desperdício de energia elétrica

home