Lançada na segunda quinzena de junho, a nova marca de licenciamento de germoplasma da Corteva Agriscience™ nasceu com um portfólio de oito variedades de soja e um modelo de negócio inovador: parceria com agricultores conceituados, que poderão multiplicar e comercializar o produto.
Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista sobre a novidade com Frederico Barreto, líder de Marketing para a Plataforma de Sementes da Corteva Agriscience Brasil e Paraguai.
O que é a Cordius?
Frederico Barreto: É a nova marca de licenciamento de germoplasma, que a Corteva Agriscience™ lançou no dia 18 de junho. São variedades de soja com genética de alta produtividade, que lincenciaremos para multiplicadores parceiros.
Como isso vai funcionar?
FB: Usaremos todo o potencial de pesquisa da empresa para oferecer nossas variedades de soja a conceituados multiplicadores parceiros, que poderão multiplicar e comercializar as sementes, mediante pagamento de royalties. Podemos entregar a eles um conjunto de soluções que inclui genética de alta performance, tratamento de sementes e, em breve, acesso à nova biotecnologia EnlistTM.
A nova marca irá trabalhar com quais culturas?
FB: No momento, com soja. A Cordius nasceu com um portfólio de oito variedades novas que possuem resultados expressivos nas principais regiões produtoras.
Quando começou o licenciamento?
FB: O lançamento oficial da marca foi dia 18 de junho, mas temos feitos testes desde o segundo semestre do ano passado. Inclusive este modelo de negócios foi construído com a participação de alguns licenciados, seguindo um dos valores da Corteva de construir juntos, inovando de fora para dentro.
O que os produtores podem esperar dessa nova marca?
FB: A Cordius chega para completar a estratégia de atuação em sementes de soja da Corteva, ampliando as formas de acesso ao mercado. Temos o mais completo pacote de soluções, que inclui desde o desenvolvimento dos melhores produtos, passando pelo tratamento de sementes e, agora, oferta de variedades de soja no modelo de licenciamento de germoplasma [banco de material genético] de alta performance.
Qual o diferencial da Cordius em relação aos concorrentes?
FB: A Cordius trabalha com um modelo diferente do que o mercado está acostumado. Atuamos com parceiros selecionados, entregando excelência em germoplasma e um modelo de negócio que gere rentabilidade maximizada para toda cadeia, reconhecendo o valor do multiplicador.
Qual é a diferença entre a Cordius e as marcas BrevantTM e Pioneer®?
FB: A Cordius é a nova marca de licenciamento de sementes da companhia. Ela tem uma atuação diferente das nossas marcas próprias, cujo modelo é verticalizado, em que desenvolvimento de produto, produção e comercialização de sementes são todos feitos pela própria Corteva. Com a Cordius, a Corteva passa a trabalhar com parceiros, que poderão multiplicar e comercializar as sementes com a genética da alta produtividade desenvolvida por nós.
Como se dá a inserção dessas marcas comerciais no mercado?
FB: Por meio de Pioneer® e BrevantTM, atendemos as preferências de compra e perfil de agricultores em diferentes regiões do Brasil. A marca Pioneer® atua diretamente com seus representantes comerciais e, em algumas regiões do país, também acessa os agricultores por meio de cooperativas e distribuidores. Já a marca BrevantTM, que lançamos no início do ano passado, está voltada para os agricultores que preferem comprar seus insumos em distribuidores e cooperativas. Agora, com CordiusTM, levaremos nossos produtos e tecnologias através dos melhores multiplicadores de soja do país, permitindo que um número maior de agricultores possa plantar produtos da CortevaTM.