A CDHU atua na urbanização de favelas e assentamentos precários passíveis de regularização, transformando localidades sem infraestrutura em bairros onde os moradores possam sentir-se inseridos na sociedade. O programa prevê a implantação de equipamentos públicos, infraestrutura e o reassentamento de famílias removidas de áreas de risco ou de frentes de obras. Atualmente estão em andamento obras de urbanização para atender 3,4 mil famílias, nos municípios de Cubatão, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo.

Entre os destaques desse trabalho está o programa de urbanização do Jardim Santo André, na cidade de Santo André. Desenvolvido em um terreno de 1,5 milhão m², a iniciativa já entregou mais de 3,2 mil unidades habitacionais, com 2,4 mil famílias removidas de áreas de alto risco e 1,2 mil beneficiadas com obras de urbanização. Além disso, 12,1 mil moradores receberam a regularização fundiária de 2.424 moradias. Outras 1.676 famílias recebem auxílio por terem sido removidas de áreas de risco.

Para esse projeto foram executadas obras de contenção. Equipamentos públicos de educação, saúde e lazer também foram instalados. Todas as intervenções acabam com riscos geológicos das áreas, auxiliam na inserção social de famílias de baixa renda, possibilitam a transmissão dos imóveis a herdeiros e hoje captam receitas com impostos municipais.

Outro importante projeto é desenvolvido no bairro Pimentas, em Guarulhos. O objetivo é viabilizar a recuperação urbana e ambiental e a regularização urbanística e fundiária do local, com atendimento global de aproximadamente 7 mil famílias. As ações em execução abrangem a produção de unidades habitacionais na área de intervenção e no entorno, urbanização e regularização fundiária de unidades entregues e implantação de infraestrutura urbana e de um parque regional de 8,5 hectares.