Segurança

14 de setembro de 2018

Fórum discute inovação e segurança no trânsito

Colaboradores e parceiros participam do 5º Fórum Arteris

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Colaboradores e parceiros participam do 5º Fórum Arteris

O sistema de transportes viverá uma mudança importante nos próximos anos, que poderá melhorar a eficiência das rodovias, trazendo mais produtividade, qualidade de vida e segurança para os usuários. Essa perspectiva foi apresentada por especialistas que participaram do 5º Fórum Arteris: Segurança, Inovação e Mobilidade, realizado em São Paulo na última terça-feira, dia 11. Eles falaram sobre os impactos que inovações como carros autônomos, inteligência artificial, compartilhamento de veículos e fiscalização inteligente terão sobre o transporte rodoviário, além de mudanças de comportamento das pessoas no trânsito.

União de forças

Representantes de empresas como Google, Waze, Mercedes-Benz, Localiza e startups do setor de transportes, como TruckPad e RoutEasy, participaram do evento. O presidente da Arteris, David Díaz, falou sobre a importância de todos que atuam no segmento se unirem para desenvolver tecnologias que salvam vidas e melhoram a eficiência dos transportes. “Governos, centros de pesquisa, startups e grandes companhias devem atuar de forma colaborativa na busca desses objetivos”, disse.

Philippe Fenain, diretor de Operações, Qualidade e Segurança da Abertis, acionista da Arteris juntamente com a Brookfield, destacou a necessidade de preparar as rodovias para receber as novas tecnologias. Segundo ele, um dos desafios mais importantes é encontrar formas de viabilizar o aumento dos recursos aplicados em infraestrutura rodoviária, o que inclui parcerias do governo com a iniciativa privada.

O piloto Lucas Di Grassi, que atua na difusão dos veículos elétricos e autônomos, falou sobre os benefícios que essas tecnologias podem trazer para as cidades e rodovias, como o aumento da segurança no trânsito, a redução da poluição do ar e das doenças pulmonares relacionadas a ela, a diminuição dos congestionamentos e do custo do transporte. Ele citou um estudo da Bosch que calculou o custo de operação de um táxi convencional hoje e no futuro. “Atualmente, custa US$ 2,89/km. No futuro, com veículo autônomo e elétrico, vai custar US$ 0,43/km”, afirmou.

O country manager do Waze no Brasil, Leandro Esposito, falou sobre como o aplicativo utiliza a colaboração em rede entre seus usuários e a troca de dados com as rodovias para tornar o trânsito mais eficiente e seguro. O diretor de Novos Negócios do Google Maps, Alessandro Germano, falou sobre o valor estratégico que os dados passaram a ter para as empresas, lembrando que várias companhias vêm desenvolvendo seus próprios mapas rodoviários.

Outro tema debatido foram as mudanças de comportamento das pessoas diante dessas inovações. A diretora de Pessoas e Organização da Arteris, Eliana Cachuf, lembrou dos impactos das novas tecnologias na conduta dos usuários das rodovias. Citou uma inovação que a empresa implementará: a oferta de conexão Wi-Fi na Arteris ViaPaulista, que melhora a prestação de serviço aos usuários.

Inteligência artificial

Um painel tratou do impacto da inteligência artificial em diferentes serviços. O COO da TruckPad, Leandro Morais, falou sobre a forma como o aplicativo, uma espécie de Uber dos fretes, vem ajudando a conectar caminhoneiros a donos de carga.

O gerente de inovação da Mercedes-Benz, Fabain Seifarth, ressaltou a importância desse tipo de serviço. “De 30% a 40% dos caminhões trafegam vazios pelas rodovias. Eliminar essa ineficiência é uma grande oportunidade”, afirmou. Outros painéis também trouxeram exemplos de sistemas inteligentes, baseados em leitura de placa e consulta automática de bases de dados, que estão tornando a fiscalização mais eficiente. E discutiram ainda tecnologias mais modernas, para identificar caminhões trafegando nas rodovias com excesso de carga, que podem ser implantadas nos próximos anos – aumentando a segurança de todos que utilizam as rodovias.

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