Revista SIM

02 de outubro de 2018

As inovações pelo mundo

Novas tecnologias, como carregamento elétrico sem fio de veículos em movimento, carros sem motorista e sistemas de transporte totalmente integrados, não estão mais restritas apenas a centros de pesquisa e desenvolvimento. Muitas já estão sendo testadas em condições reais ou foram até mesmo implantadas definitivamente em diferentes locais do mundo. Conheça alguns exemplos.

Versailles, França

Desde 2017, funciona uma pista de testes da empresa de tecnologia Qualcomm (foto no destaque) capaz de carregar veículos em movimento. Trafegando a até 112 km/h, eles recebem a mesma energia que consomem.

Tourouvre-au-Perche, França

Um projeto experimental instalou painéis de geração de energia solar em uma das faixas de um trecho de 1 km de uma rodovia local.  A energia produzida é suficiente para abastecer a iluminação pública do município de 3,4 mil habitantes. O governo francês investiu € 5 milhões no projeto.

Shandong, China

A província chinesa inaugurou, em dezembro de 2017, um trecho de 1 km de rodovia totalmente coberto por 10 mil painéis de energia solar (acima). A superfície é revestida por um tipo de polímero que proporciona mais atrito que o asfalto comum.

 

Helsinque, Finlândia

O aplicativo Whim(à esquerda) integra todos os serviços de transporte disponíveis na capital finlandesa. Permite usar táxi, carro por aplicativo, ônibus, bonde, trem e bicicleta por uma tarifa única, coordenando essas modalidades da forma mais eficiente. Cobra US$ 582 por mês e conta com mais de 45 mil usuários – incluindo os que contratam o serviço de forma avulsa.

 

Turim, Itália

Foi a primeira cidade do mundo a testar carregamento sem fio para ônibus elétricos em movimento (abaixo). O projeto funciona em algumas linhas desde 2003. Os veículos são carregados de forma convencional durante a noite e recebem complementos de carga pelo sistema sem fio – o que lhes permite usar baterias menores e mais leves.

Brasil

É um dos países que mantêm parcerias para a troca de dados entre o Waze e centros de operações rodoviárias (abaixo). O programa melhora as informações aos usuários e as decisões dos agentes de trânsito.

Israel

Foi pioneiro em testes com geração de energia piezoelétrica de veículos em movimento (abaixo). A tecnologia emprega cristais com a propriedade de transformar em eletricidade a pressão recebida pelo peso dos carros. A pista de 1 km, com tráfego de 600 veículos por hora, gerou energia suficiente para abastecer 600 casas.

 

Moscou, Rússia

Um sistema de controle inteligente de tráfego testado em 2017 reduziu os congestionamentos em 40%. Ele utiliza câmeras, sensores a laser e outros dispositivos ao longo do percurso para prever a demanda em tempo real e regular os tempos dos semáforos (abaixo).

Phoenix, EUA

Diariamente, 400 voluntários utilizam veículos com o sistema Waymo, do Google (abaixo), sem ninguém ao volante, apenas um motorista auxiliar para eventuais necessidades, cada vez mais raras (uma intervenção a cada 8 mil quilômetros percorridos). A empresa espera oferecer o serviço ao público até o fim de 2018.

Porto Rico

Rodovias do arquipélago cobram o pedágio com o veículo em movimento, em velocidade normal, e há pistas com valor dinâmico, que muda conforme o tráfego. Sistemas inteligentes também controlam os horários de pistas reversíveis, que mudam de sentido conforme o volume de veículos.

 

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