Academia da Carne

Você vai se tornar uma verdadeira autoridade quando o assunto é carne

Picanha com ou sem churrasqueira

2169.gc

Picanha assada recheada

Picanha remete automaticamente a churrasco, não? Só que nem todo mundo tem uma churrasqueira em casa, em especial quem mora em apartamento. Não é por isso que você vai enfrentar fila no restaurante se quiser comer picanha no almoço de Dia dos Pais: a carne fica igualmente deliciosa quando é preparada no forno ou no fogão.

Para garantir uma picanha “nível churrascaria” em casa, entretanto, é importante ficar atento a alguns detalhes. Tudo o que você precisa saber está na Academia da Carne Friboi, canal digital de conteúdo que transforma o consumidor numa autoridade em carne bovina. Acesse academiadacarnefriboi.globo.com e assista um curso completo de picanha, com a chef Flávia Quaresma.

Forno
Este método é indicado para preparar a peça inteira. Pedaços menores tendem a passar demais e ressecar muito rapidamente no forno.
Envolver a picanha em sal grosso tem função tripla: tempera a carne, protege-a do ressecamento e evita que ela frite na própria gordura, que derrete enquanto a peça está assando. É fundamental remover o excesso de sal antes de servir.

Só coloque a carne no forno quando ele estiver bem quente. Comece a assar na potência máxima, o que faz com que a parte de fora fique deliciosamente tostada. Em seguida, diminua o fogo para que o interior da peça possa assar por igual até o ponto desejado. A receita completa, com vídeo, está no curso de picanha de Flávia no site da Academia da Carne Friboi.

Picanha grelhada no fogo alto

Picanha grelhada no fogo alto

Fogão
Para grelhar realmente bem uma carne no fogão a gás, você precisa de uma chapa, grelha ou frigideira de ferro. O alumínio e o inox não atingem a temperatura adequada, e o revestimento antiaderente de algumas frigideiras começa a queimar quando superaquece.

Use a boca mais potente de seu fogão em fogo alto. Antes de começar o preparo, aqueça a frigideira por pelo menos cinco minutos. Ela estará quente o bastante quando, ao borrifar água sobre o metal, ela evapora imediatamente.

Não trabalhe com a peça inteira nem com fatias muito altas (com mais de três dedos de espessura), a não ser que você pretenda terminar a cocção no forno. Pedaços grandes de carne vão queimar no exterior e permanecer crus no meio.

Bifes com cerca de dois dedos de espessura são ideais para quem gosta de uma carne suculenta. Quem prefere a picanha um pouco mais passada pode abrir os bifes em borboleta, deixando-os com a metade da altura. Os cortes e as receitas podem ser encontradas nos vídeos do curso de Flávia. Acesse o site da Academia da Carne Friboi e cadastre-se.

Cadastre-se em academiadacarnefriboi.globo.com acesse grátis cursos de gastronomia.