Confira dicas para manter a saúde da pele do rosto

Uma pele naturalmente luminosa e radiante deve, antes de tudo, ser saudável. “Independentemente da genética, da idade e da época do ano, é importante seguir uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios regularmente e evitar o excesso de bebida alcóolica e o tabagismo”, recomenda a dermatologista Claudia Marçal. Mas existem diversos cuidados e produtos que ajudam a preservar a aparência, retardando o envelhecimento natural.

O rosto é a região mais sensível, já que é uma área exposta às variações climáticas, ao vento e à radiação solar. “A falta de cuidados pode provocar ou antecipar o aparecimento de manchas, rugas, sulcos e linhas de expressão”, afirma a dermatologista. O caminho para evitar esses e outros problemas é incorporar uma rotina de cuidados ao seu dia a dia e usar os produtos adequados.

A seguir, três coisas que você precisa saber para proteger melhor o seu rosto: 1. Os principais males que afetam a área, especialmente a região dos olhos; 2. Os tipos de produto que a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos oferece para cuidar da pele facial; e 3. Como deve ser a rotina diária de cuidados.

Males que afetam o rosto

Segundo o dermatologista Jardis Volpe, a pele ao redor dos olhos é a mais fina do corpo – tem cerca de 4 milímetros de espessura – e está sujeita a um grande estresse provocado pelo excesso de movimento das pálpebras, que mexem mais de 1.200 vezes por hora. Justamente por ser tão sensível e frágil, é ali que surgem os primeiros sinais do tempo. Os principais males que afetam o rosto são:

Pés de galinha, rugas e flacidez: São causadas pela degeneração dos tecidos elásticos e de sustentação. Assim, a derme vai, aos poucos, perdendo a firmeza e tonicidade, e surgem vincos. Esse é um processo natural, mas determinados fatores, como o excesso de exposição solar ao longo da vida, podem acelerar o envelhecimento celular.

Mancha e sardas: Elas decorrem da produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Um dos principais responsáveis por esse desequilíbrio é a exposição ao sol sem o uso de filtro solar.

Acnes: Geralmente, são causadas por fatores genéticos e hormonais, que levam ao aumento da atividade sebácea em indivíduos predispostos. Essa oleosidade e os cravos podem evoluir para um estágio inflamatório com colonização por bactérias. “Nesse ponto, a acne pode deixar lesões cicatriciais e deve ser tratada sempre com ajuda do dermatologista”, explica Claudia Marçal.

Produtos para cuidar da pele

A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos já desenvolveu um amplo leque de produtos para cuidar da pele, prevenindo lesões, rugas, manchas e outras formas de envelhecimento precoce. A seguir, os principais tipos e sua função:

Sabonete: promove a limpeza, controle da oleosidade e retirada da maquiagem e de impurezas. “Os sabonetes devem ter PH próximo ao da pele e, de preferência, conter alta concentração de extratos naturais como hamamélis, camomila, calêndula e aveia”, diz Cláudia.

Tônico facial: é responsável por recuperar o pH da pele e controlar a oleosidade, preparando-a para a absorção dos ativos dos cremes que virão em seguida.

Hidratante: “A versão diurna deve ser mais leve e é indicada principalmente para quem tem pele mais madura ou seca. O ideal é que contenha ativos rejuvenescedores, como o ácido hialurônico fracionado Hyaxel, e antioxidantes como a vitamina C, vitamina E, Alistin e Exo-P”, explica Jardis Volpe. Já os cremes de uso noturno contêm substâncias que são mais bem absorvidas pela pele durante um período longo, de repouso. Além disso, podem conter ácidos ou substâncias irritantes que não devem ser expostos ao sol. “Principalmente durante o inverno, este é o momento ideal para usar compostos a base de vitamina A ácida, alfa-hidroxiácidos e derivados associados a clareadores como hidroquinona, alfa arbutin, lignina peroxidase, decapeptídeo e antioxidantes como o resveratrol, a vitamina E e C, as antocianinas”, aconselha Cláudia. Tanto os hidratantes diurnos como os noturnos apresentem a versão gel, adequados para peles oleosas ou mistas, o gel-creme para peles normais, e o creme, para as secas.

Creme anti-idade: “A indústria cosmética tem investido em pesquisas e no desenvolvimento de produtos capazes de revigorar, revitalizar e proporcionar ação lifting. Em fórmulas hidratantes, eles formam um filme protetor que evita a perda de água das células e promove a intensa hidratação das fibras de colágeno, deixando a pele mais firme e elástica. Além disso, as formulações atuais contêm altíssima concentração de ativos de clareamento, reposição hormonal natural, vitaminas e substâncias como o ácido Ferúlico, Licopeno e Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, entre outros. Esses agentes de última geração melhoram a microcirculação local, proporcionam homogeneidade na cor, ação tensora, antioxidante e antiglicante, além de muitas vezes terem partículas difusoras de cor e brilho, promovendo uma textura acetinada e luminosa”, explica Cláudia.

Creme para contorno dos olhos: contêm ativos que estimulam os fibroblastos, responsáveis pela síntese de novas fibras de colágeno e elastina, além de tonificar os vasos e prover ação drenante e despigmentante. Podem conter retinóides e alfa-hidroxiácidos em concentrações baixas, para uso no período noturno. Durante o dia, é bom usar vitaminas, antioxidantes, hidratantes, para que essa área seja hidratada e protegida da agressão.

Firmadores: “Seus ativos atuam na junção dermoepidérmica, ou seja, na produção do colágeno 7, que tem função de ancoragem, sustentação e manutenção da firmeza da pele.  As fórmulas agem na rearquitetura facial, com ativos como Sculptessence, de alta aderência ao relevo cutâneo, que promove efeito tensor e lifting para tratamento de rugas dinâmicas e estáticas, além de formar um filme protetor contra a degradação do colágeno, combatendo a flacidez cutânea”, explica Cláudia.

Como cuidar da pele

Pela manhã: é preciso lavar, tonificar e hidratar o rosto com produtos específicos para seu tipo de derme. Finalize com a aplicação do protetor solar. “O fator de proteção deve ser igual ou maior que 30”, avisa Dicileia Franco, dermatologista do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Durante o dia: reaplique o protetor solar, de 4 em 4 horas, mesmo nos dias nublados.

Antes de dormir: Limpe muito bem a pele para retirar a maquiagem e outras impurezas que obstruem os poros e, em seguida, aplique um creme noturno.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais