Como ter um couro cabeludo mais saudável

Os brasileiros amam cuidar do cabelo – e isso é realmente importante. Mas existe uma tendência de tratar especificamente do couro cabeludo. E isso faz todo o sentido, já que não há fios bonitos sem couro cabeludo saudável. A boa notícia é que já existem produtos e tratamentos específicos para essa região – e eles dão um ótimo resultado.

“Se o couro cabeludo estiver inflamado, irritado, com acúmulo de secreção ou escamas, o cabelo será prejudicado”, alerta a dermatologista Denise Steiner, autora dos livros Calvície – Um assunto que não sai da cabeça, Beleza sem Mistério e Envelhecimento Cutâneo. “Vamos lembrar que é nessa área que estão as raízes capilares, os bulbos, que é onde acontece a divisão de células que faz o cabelo crescer. Ou seja, tudo que afeta essa parte do corpo atinge a saúde dos cabelos”, afirma.

A médica tricologista Ana Carina Junqueira, de São Paulo, especialista em cabelos, vai na mesma linha: “A saúde do couro cabeludo está 100% relacionada à qualidade, textura e nutrição dos fios”. Ela explica que problemas como inflamação, infecção, machucado e lesão do couro cabeludo comprometem o folículo capilar e dificultam a geração dos fios. Ou seja: o cabelo cai ou cresce mais devagar. E os fios que nascem podem ter alteração de elasticidade, tamanho e textura. O excesso de caspa também pode afetar o crescimento do cabelo ou favorecer o desenvolvimento de infecções.

Para ter saúde

Os indícios clássicos para um couro cabeludo saudável são raiz clara, sem descamação ou coceira, com distribuição normal de fios, boa densidade e de preferência da mesma tonalidade do rosto. “A vermelhidão, associada à coceira e queimação, pode ser um sinal de alerta, pois caracteriza algum tipo de inflamação”, avisa Ana Carina.

A rotina de cuidados básicos com o couro cabeludo (e com os fios) é a lavagem diária. “É importante passar xampu duas vezes e, no final, aplicar condicionador”, ensina a tricologista. Segundo ela, o ideal mesmo é ter dois tipos de xampu: um apropriado para as características das pontas do cabelo, que deve ser usado primeiro, e, na sequência, um produto próprio para cuidar do couro cabeludo. “Isso vale para todo mundo, exceto para quem tem cabelo muito curto, como alguns homens, que podem utilizar o mesmo xampu para as duas áreas”, diz.

A dermatologista Denise Steiner lembra de outro cuidado importante: enxaguar bem o cabelo. “Xampus geralmente têm um pH mais básico, para limpar bem os fios. Já a pele é mais ácida. Por isso, o produto precisa ser retirado por completo”, explica.

Nos últimos anos, a indústria lançou diversos produtos de esfoliação e detox capilar que ajudam a cuidar do couro cabeludo. “Para quem tem cabelo oleoso, recomendo esfoliação e detox uma vez por semana”, afirma a médica Ana Carina. “Se os fios forem normais, uma vez por mês.”

Outra novidade são os pré-xampus com ação antifúngica e antiqueda. “Eles  eliminam a gordura e esfoliam a região, deixando o couro bem menos suscetível à queda de cabelo”, completa a tricologista.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais