Pele saudável e macia no corpo todo

Maior órgão do corpo humano, a pele é um espelho que reflete saúde e bem-estar. Como um invólucro, ela exerce várias funções, como proteger o organismo contra as agressões externas, impedir a perda excessiva de água e regular a temperatura corporal. Por isso, mantê-la bem tratada é fundamental.

Na hora de cuidar da pele, é essencial lembrar que sua estrutura não é exatamente a mesma em todas as partes do corpo. Em algumas regiões, como joelhos e cotovelos, ela é áspera e tende ao ressecamento, enquanto em outras, como no pescoço e nas mãos, é fina e delicada (sobre a pele do rosto, ainda mais sensível, leia reportagem específica publicada aqui no canal Cuidar do Brasil é Essencial).

De acordo com Aldo Toschi, dermatologista e coordenador de Dermatologia do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), a indústria de cosméticos sempre considera essas diferenças ao desenvolver produtos para cada área do corpo. “Hoje temos os alfa-hidroxiácidos e a vitamina C estabilizada, eficientes para o clareamento e a manutenção do brilho e viço, e o ácido salicílico e a ureia em diversas concentrações, que aumentam a hidratação e promovem o afinamento da epiderme. Já os hidratantes mais modernos contêm substâncias antioxidantes que estimulam a renovação celular e reduzem a desnaturação das fibras colágenas”, exemplifica.

Confira as características e os principais problemas que atingem a pele de cada região do corpo e veja qual a melhor forma para tratá-los:

Pescoço e colo: Segundo a dermatologista Thaís Pepe, como a pele dessas regiões é extremamente fina e tende a se tornar flácida rapidamente, o ideal é fazer um tratamento preventivo com o uso de filtro solar diariamente. “O uso de cremes que contenham alfa-hidroxiácidos e hidratantes com ácido hialurônico e peptídeos também é indicado”, avisa.

Mãos: extremamente fina e delicada, a pele que as reveste está constantemente exposta ao sol, o que pode levar ao aparecimento das melanoses solares (manchas escuras). Para prevenir o problema o ideal é a utilização de filtro solar diariamente, reaplicando a cada 3 horas. “E se já houver manchinhas, aplique um creme noturno que contenha ativos clareadores, como hidroquinona, ácido kójico ou alfa-arbutin. Já para evitar o ressecamento, use um creme hidratante com ureia, D-pantenol ou glicerina, de 4 a 5 vezes ao dia”, aconselha a dermatologista Anelise Ghideti.

Pés, joelhos e cotovelos: costumam sofrer com aspereza, ressecamento e o aumento da espessura da pele. “Cremes à base de ureia e ácido salicílico, em diversas concentrações, aumentam a hidratação e promovem o afinamento da epiderme”, conta Aldo.

Abdômen: o local tende a sofrer com a flacidez. Dieta saudável rica em proteínas e a prática de atividade física regularmente são os pilares da boa forma. Além disso, é indicado o uso de cosméticos que contenham princípios ativos como DMAE, aquaporinas ou Raffermine, que estimulam a produção de colágeno e aumentam a firmeza.

Glúteos e coxas: “O acúmulo de celulite nesses locais é bem frequente. Para prevenir, hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física e dieta equilibrada, são fundamentais. O uso de cremes à base de cafeína, ginko biloba e chá verde, aliado à drenagem linfática, ajuda a reduzir o problema”, aconselha Anelise.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais