Cuidados para uma pele mais saudável e bonita

Muitas pessoas cuidam da pele por razões estéticas. Mas essa prática tem uma razão muito mais essencial: a pele é o maior órgão do corpo humano, podendo representar até 16% do seu peso, e tem grande importância para o organismo. “Sua principal função é a de proteção, já que ela reveste todo o nosso corpo como um envelope, isolando o interior das agressões externas”, explica a dermatologista Anelise Ghideti. “Cuidar da saúde da pele é essencial para evitar infecções, coceira, lesões e alergias”, complementa a dermatologista Aline Vieira.

A pele é composta por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. “As células das camadas mais externas, associadas à secreção de sebo e suor, formam o manto lipídico, responsável pela barreira de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos e fatores ambientais como sol, vento e poluição”, explica Anelise. “Além disso, a pele tem função excretora, por meio das secreções sebáceas e sudoríparas; termorreguladora, pois ajuda a estabilizar a temperatura do corpo; metabólica, sintetizando a vitamina D e fazendo reserva de energia na hipoderme; e transmite sensações como frio, prazer e dor”, enumera a dermatologista Carla Vidal.

Limpeza + hidratação perfeitas

“Cuidar da pele é tão necessário quanto escovar os dentes três vezes ao dia”, recomenda Carla. O ideal é usar sabonetes específicos para o rosto e o corpo e, após o banho, aplicar hidratantes também próprios para cada região. A pele desidratada pode sofrer com microfissuras que facilitam a penetração de agentes infecciosos. “E fica mais suscetível aos efeitos nocivos dos raios UV, do calor, do vento, da poluição e da luz visível”, diz a dermatologista Thais Pepe. “Sem contar que pele desidratada coça.” Para completar, é fundamental usar filtro solar diariamente.

“Para manter a pele do corpo saudável o ideal é tomar banhos rápidos, usando uma pequena quantidade de sabonete, evitar água muito quente e o uso de buchas. O hidratante deve ser aplicado ao final do banho e com a pele úmida”, ensina Anelise.

Mas não se deve exagerar, pois limpar demais também causa danos. “Isso torna a pele seca, inelástica, enrugada e áspera”, avisa o dermatologista Abdo Salomão Jr. O ressecamento pode provocar também coceira e irritação. “O excesso de limpeza favorece infecções e até reações alérgicas”, diz Anelise. Além disso, aumenta a propensão a estrias, flacidez e envelhecimento pela fragmentação das fibras elásticas e de colágeno. “É importante dizer que até uma pele oleosa pode ficar desidratada. Produção de sebo nada tem a ver com hidratação”, salienta Carla.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais