Cabelos crespos muito bem cuidados

O Brasil é o segundo maior mercado para produtos capilares e é também o país com mais tipos de cabelo no mundo. A maioria são variações de fios cacheados e crespos, como já mostraram diversas pesquisas. Uma, feita pela Kantar WorldPanel, mostrou que eles representam 51,4% da população. Outra, realizada em parceria pelo Instituto Beleza Natural e a Universidade de Brasília (UnB), chegou ao índice de 70%.

A era dos alisamentos e relaxamentos vem perdendo força. Em 2006, a atriz Taís Araújo foi protagonista da novela das nove Viver a Vida, da Globo, com lindos cachos naturais e de lá para cá eles só passaram a ser mais valorizados. Existem até movimentos nesse sentido, que acontecem na internet e também nas ruas. Em julho de 2015, por exemplo, São Paulo teve uma marcha de orgulho dos cabelos crespos.

“A moda está mais livre, não mais aprisiona em padrões, o que faz as pessoas de cabelo crespo se sentirem mais incluídas”, analisa Didier Sé, cabeleireiro do salão Marcos Proença, em São Paulo, expert em crespos. “Beyoncé, que nos anos 90 usava fios lisos, de lá para cá exibe todos os estilos possíveis e imagináveis, incluindo muito crespo e black, mesmo que com peruca. Sua irmã, Solange Knowles, é outro exemplo de crespo lindo. Alicia Keys usava cabelo trançado, agora aderiu ao crespo, afro… E tem a atriz Lupita Nyong’o, com seu look supercrespo, supercurto, na contramão dos padrões hollywoodianos, sendo linda e fazendo sucesso”, lembra o cabeleireiro.

Necessidades específicas

Os fios crespos e ondulados exigem cuidados específicos. “O formato pode sugerir potência, mas em geral eles são finos e frágeis, com poucas camadas de cutículas”, explica o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP). Por ter essa característica, o cabelo étnico costuma ser ressecado e quebradiço. O simples ato de pentear ou desembaraçar pode acabar partindo os fios. Por isso, eles pedem lavagem suave, hidratações semanais, reconstrução, selagem, nutrição. “As proteínas contidas nesses tratamentos ajudam a fechar as cutículas”, explica João.

A indústria compreendeu isso e vem se especializando em oferecer linhas específicas cada tipo de cacheado e crespo. “Esse mercado evoluiu muito nos últimos cinco anos, acompanhando os diversos movimentos de afirmação e emancipação identitária que temos observado no Brasil e no mundo”, afirma Ana Teixeira, diretora de uma marca de cosméticos que desenvolve produtos para esse público.

A maioria das indústrias faz pesquisas e vem inovando no desenvolvimento de produtos para fios ondulados e crespos. Em uma feira do setor realizada em 2016, por exemplo, 70% das marcas presentes apresentaram algum lançamento para esse tipo de cabelo.

Ativos inovadores

As pesquisas têm levado ao mercado produtos com substâncias especiais para cuidar desses fios. Um exemplo é o extrato de trevo vermelho, que diminui a produção de caspa e oleosidade. “Temos novas tecnologias que reparam a estrutura na parte proteica e lipídica, melhorando hidratação, brilho e resistência – pontos importantes para o cabelo crespo”, conta a farmacêutica Mika Yamaguchi.

Para ter textura mais saudável e flexibilidade, os produtos, como leave-ins e condicionadores, precisam ter óleos em sua composição. “Os finalizadores, por exemplo, têm que ser mais hidratantes, em gel ou gelatina, para dar fixação e forma aos cachos crespos”, diz Didier.

Existe também um ativo aminofuncional ligado a um polímero que tem a capacidade de restaurar o córtex do fio depositando aminoácidos e ao mesmo tempo formando um filme protetor, mais uma vez fortalecendo o cabelo. “Existem ainda os polissacarídeos do tamarindo, que turbinam a coesão do fio, e uma associação de frações diferentes de óleos e lipídeos que recompõem o manto hidrolipídico da cutícula dos cabelos, tudo para conseguir hidratação, brilho e maciez”, continua Mika.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais