Guia de tipos de produto para cabelo

Existem diversos tipos de produto para cabelo: de higienizadores, como xampus, a estilizadores, spray de praia, passando pelos protetores térmicos e solares. A seguir, os cabeleireiros Marco Antônio de Biaggi, do salão MG Hair Design, e Diego Queiroz e Sandro Cassolari, do salão Square by Romeu Felipe, de São Paulo, explicam quais são e para que servem cada um.

Xampu

Produto indicado para higienização do couro cabeludo e fios. Seus componentes abrem as cutículas e eliminam sujeira e resíduos que ficam tanto no couro cabeludo como nos fios de cabelos. “Existem inúmeras variações desses produtos para cada condição de cabelo: oleoso, seco, com tintura…”, explica Sandro Cassolari. O pH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7, para abrir as cutículas e efetuar a limpeza. “Além de detergente e água, o xampu pode ser composto por fragrância, agentes condicionantes, espessantes, modificadores, impulsionadores de espuma e conservantes”, explica o cabeleireiro Diego Queiroz.

Condicionador

É um produto usado após o xampu para equilibrar o pH dos fios. “O xampu deixa os fios com carga negativa. Eles se repelem e ficam embaraçados, adquirindo um aspecto áspero e arrepiado. Por apresentar carga positiva, o condicionador neutraliza essa situação”, diz Diego. Além disso, o condicionador devolve o óleo natural, fazendo com que os fios recuperem sua camada protetora, essencial para o brilho e a nutrição. “Lembrando que o condicionador deve ser usado sempre em pequena quantidade, no comprimento e nas pontas – e jamais na raiz”, ensina Sandro.

Máscara de tratamento

Como o nome diz, possui ativos de tratamento para recuperar fios ressecados e danificados por agentes químicos (como tinturas, descolorações e processos de transformação) ou externos (sol, praia, piscina, ferramentas térmicas). “A máscara proporciona ao cabelo benefícios a longo prazo”, afirma Diego. “Ela penetra profundamente nos fios, tratando-os de dentro para fora. Basta deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar”, acrescenta Sandro.

Leave-in

“Creme sem enxágue que deve ser aplicado nos fios depois da higienização e do condicionador com enxágue, principalmente em fios secos, com mechas ou cacheados”, ensina o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi. O produto apresenta textura leve e sua função é devolver a maciez, domando aqueles fios rebeldes e arrepiados. “Deve ser aplicado em pequena quantidade para não pesar”, ensina Sandro.

Modelador de cachos

Também conhecido como creme de pentear. “É o finalizador mais vendido para a brasileira”, diz Marco Antônio. “Possui polímeros, silicones e outros agentes que atuam nos fios enrolados e crespos, que tendem a armar na raiz e criar um volume às vezes indesejado, dando forma aos cachos sem deixá-los duros”, descreve o cabeleireiro. Geralmente, contém ingredientes hidratantes.

Spray de praia

Produto com água salinizada que dá textura e potencializa as ondas naturais dos fios. “A modelo brasileira Gisele Bündchen eternizou o efeito de ondas nos cabelos”, conta Marco Antônio. “No salão ou em casa, dá para reproduzir esse look de quem acabou de sair do mar, com fios secos pela brisa, com o spray de praia. Basta borrifar, usar modelador, amassar as mechas com uma toalha ou secar com difusor”, ele ensina.

Óleos

Há alguns anos, foi a grande descoberta da indústria cosmética para tratamento de cabelo – principalmente o óleo de argan. Mas existem outros, como o extraído de jojoba, de murumuru, de abacate. “No entanto, nem todos são indicados para todos os tipos de cabelo”, fala Sandro. Ele indica o de argan, por exemplo, apenas para os mais ressecados, e em pequena quantidade.

Spray fixador

Como o próprio nome diz, é usado na fixação e finalização de um penteado, deixando os fios firmes, no lugar.

Protetor térmico

Tem como função evitar que o calor das ferramentas térmicas como secador, chapinha e modelador danifiquem a cutícula do fio. “Além de proteger os fios das altas temperaturas, ajuda a selar as cutículas, diminui o frizz e ainda hidrata e dá mais brilho”, fala Diego. Deve ser aplicado em pequena quantidade antes da escovação.

Volumador

É um produto que encorpa os fios finos, deixando-os com mais volume. “O segredo é aplicar na raiz dos cabelos enquanto eles ainda estão úmidos e então fazer a escova. Assim, o efeito ´cabelo volumoso´ dura”, garante Marco Antônio.

Reparador de pontas

Falta de corte, uso excessivo do secador, poucos cuidados com os fios contribuem para o surgimento das indesejadas pontas duplas. “Esse produto, composto muitas vezes por óleos ou silicones de textura mais densa, é capaz de unir as extremidades bifurcadas e dar brilho aos fios”, fala Diego. A dica é usar de 3 a 5 gotas, espalhando apenas nas pontas.

Protetor solar capilar

Produto que que possui filtros UV para impedir que os raios solares danifiquem a estrutura dos fios e alterem sua cor. Mas nunca é demais ressaltar que, para evitar os efeitos danosos do sol à saúde, é importante usar outros tipos de proteção, como chapéu ou boné.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais