Como o álcool gel se tornou essencial

Ao entrar em um restaurante, o movimento é quase automático: as mãos logo se dirigem para o dispositivo que borrifa álcool em gel localizado perto da entrada ou ao lado do banheiro. O mesmo acontece ao sair de um transporte público ou depois de mexer em dinheiro, quando o vidrinho do produto guardado na bolsa se mostra muito útil. Não faz muito tempo que esses hábitos entraram para a rotina do brasileiro, mas sua presença no dia a dia já é amplamente difundida.

A popularização desse costume surgiu a partir do surto de gripe H1N1 que atingiu o País em 2009. Na época, a procura por substâncias que garantissem a limpeza das mãos e ajudassem a evitar a transmissão do vírus foi grande, tanto por parte da população quanto do governo. O álcool em gel específico para essa finalidade, produzido por empresas do segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), logo se consolidou como o mais popular de todos. E as vantagens de sua adoção foram tantas que, mesmo depois do surto de gripe, ele não saiu mais da rotina das pessoas. É o caso da nutricionista Juliana Ramos, de 28 anos. “Carrego um pote pequeno na minha bolsa e tenho um grande em casa e outro no consultório”, afirma. “Gosto dessa praticidade, de ser algo fácil de carregar e de encontrar.”

Virou até lembrancinha

Se o produto se tornou prático e disponível em praticamente qualquer lugar, muito se deve aos esforços da indústria de HPPC, que investiu no desenvolvimento de versões para atender a necessidade do consumidor nos diversos momentos de uso do álcool em gel. “Hoje, há mais marcas atuando neste segmento e as variedades se expandiram chegando até a ‘lembrancinhas’ de festas e eventos, além dos tamanhos diferenciados para levar na bolsa ou mochila e os dispositivos para paredes, mesas…”, afirma Greice Rodrigues, de uma loja online que vende esses produtos.

O uso constante do álcool em gel traz uma série de vantagens para as pessoas (ver quadro ao final da reportagem). “Por ser um antisséptico efetivo, é um importante aliado na higienização das mãos”, afirma o médico Roberto Debski, diretor de uma clínica de medicina integrativa em Santos, no litoral paulista.

Vantagens do gel

Entre as vantagens do produto sobre o álcool líquido, uma das mais importantes é a segurança: o risco de provocar incêndio é bem menor. Além disso, o gel não deixa resíduos, evitando contaminação ao levar a mão à boca ou manusear alimentos. O aspecto físico também permitiu que a indústria criasse versões associadas a outros itens de higiene pessoal e cosméticos – como hidratantes a base de aloe vera –, trazendo ainda mais benefícios para quem usa.

Existe também a vantagem indireta que o uso do antisséptico proporcionou à sociedade brasileira. “Esse costume fez também com que pessoas passassem a cuidar mais da própria saúde, pois o uso do álcool em gel associou-se a outros hábitos saudáveis, como lavagem das mãos e higienização de superfícies e alimentos”, afirma o médico Luiz Henrique Mestieri.

Disponibilizar o produto tornou-se também um diferencial de muitos estabelecimentos. A tradutora Luciana Vernilo, de 28 anos, valoriza locais que oferecem essa opção aos clientes. “Principalmente se for comprar alguma coisa para comer”, afirma.

Os especialistas alertam, no entanto, que o álcool em gel sozinho não basta e que ele deve ser adotado como um complemento a outras estratégias de higienização. “Ele é um bom substituto naquelas situações em que não há água e sabonete por perto”, diz o dr. Roberto Debski. Isso acontece porque, diferentemente da água, o álcool não consegue eliminar alguns resíduos físicos, apesar de sua capacidade germicida. Então, o ideal é que, sempre que possível, seu uso seja associado a uma lavagem mais completa.

Outro aspecto ressaltado é que o consumidor deve sempre verificar se o produto comprado é o álcool 70%, que, além de ser mais efetivo, desidrata menos a pele. Uma medida importante é verificar se a marca tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Benefícios do álcool em gel 

1. ASSEPSIA: Por ser germicida, o álcool em gel 70% é um importante aliado na limpeza completa das mãos, sobretudo quando associado ao uso de água e sabonete

2. PRATICIDADE: Existe grande variedade de embalagens, o que permite que o produto esteja sempre ao alcance da mão

3. SEGURANÇA: O álcool em gel é menos inflamável e não tem propriedades explosivas, se tornando uma alternativa muito mais segura do que o álcool líquido

4. SEM RESÍDUOS: Sua rápida evaporação e a eliminação completa de seus resíduos evita contaminação ao levar a mão à boca ou manusear alimentos

Ouça o boletim da Rádio Estadão sobre o tema:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais