Bem-Estar

A valorização da indústria do bem-estar

Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil 2016 premia experiências de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo

Inovação, trabalho, reconhecimento, essencialidade e melhoria da saúde e qualidade de vida do consumidor. O prêmio ABIHPEC- Beleza Brasil reuniu na noite do dia 31 de outubro, na Sala São Paulo, cerca de 700 executivos, representantes da indústria, parceiros e de toda a cadeia produtiva do setor. Realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a quarta edição do prêmio condecorou as empresas Aché, Avon, Biozenthi Betulla, Feito Brasil, Johnson & Johnson, Hinode, L´Occitane Au Brésil, Mary Kay Natura, O Boticário e Sweet Hair.

Em um ano conturbado, onde a indústria sofreu sua primeira retração econômica em 23 anos, a Hinode foi eleita a Empresa do Ano, por ser capaz de vencer desafios com um modelo de negócios e gestão arrojados, equipe focada e engajada. A equação de sucesso ficou evidente na comemoração das dezenas de colaboradores e representantes presentes na noite da premiação, junto ao presidente da companhia, Sandro Rodrigues, que recebeu o prêmio ao lado da família. “Já batemos muitas palmas na plateia, aprendemos, lutamos e hoje estamos no palco para celebrar esta conquista que começou 28 anos atrás, com os meus pais”, lembrou Rodrigues.

Lena Peron, fundadora da empresa Feito Brasil e vencedora na categoria Empreendedorismo pelo segundo ano consecutivo, destacou a importância de trabalhar o empoderamento da mulher. Segundo Lena, o troféu significa o reconhecimento da ousadia e do amor pelo trabalho. Para o presidente executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil 2016 tem se mostrado cada vez mais a cara do País, com representantes de empresas tradicionais e novos competidores. “Este ano tivemos aumento de 35% nas inscrições, o que reforça a relevância do setor que investe em inovação, tecnologia e sustentabilidade”.

Para Basilio, a premiação tem amadurecido a cada ano e mostrado personalidade abrangente e diversificada. “Estão todos aqui, associados ou não da ABIHPEC, concorrentes, parceiros e toda a cadeia produtiva. É uma conquista de todos”.

Uma das marcas que participa da premiação desde o início é a Avon, que ganhou na categoria maquiagem com o produto “batom ultramatte”. De acordo com Jurema Aguiar de Araújo, diretora de marketing de cosméticos, o prêmio é uma inspiração para continuar a jornada de democratização da beleza. “Um produto vencedor é a materialização de uma necessidade do consumidor unida ao trabalho colaborativo de vários agentes. É o reconhecimento de um projeto que tem no centro a inovação, o foco no cliente e nas mais de 1,5 milhão de revendedoras da Avon”. Para ela, a indústria como um todo ainda tem um longo trabalho para entregar tecnologia de ponta a preço acessível, atingindo um número cada vez maior de mulheres.

Sustentabilidade no DNA das empresas

Reconhecida como uma das indústrias mais inovadoras do Brasil, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tem se destacado também no quesito sustentabilidade. Segundo o jurado Rosenildo Ferreira, as empresas de todos os portes têm mostrado disposição em incorporar a questão no seu DNA. “É importante ter esse valor difundido entre as pequenas e grandes empresas, porque a ideia se espalha e contagia”, explica o jornalista.

A vencedora deste ano na categoria Sustentabilidade foi a Natura, por ser a primeira empresa da América Latina a valorar o impacto de seus negócios no meio ambiente, desde a extração da matéria-prima até o uso de produtos e descarte das embalagens, incluindo a utilização da água e a emissão de poluentes. Ao ganhar o prêmio, a empresa se comprometeu a compartilhar suas ações de forma a alcançar impacto ambiental relevante para toda a cadeia produtiva.

Para a representante de Marketing e Inovação da empresa, Andrea Álvares, ver as melhores práticas premiadas sobe o nível de exigência de todas as empresas, trazendo resultados positivos e um ambiente competitivo saudável. Ela destaca ainda que todos os casos contemplados são inspiradores, independente da tradição e do porte dos vencedores. “É a consagração de um setor essencial para o bem-estar do brasileiro”, destacou Sérgio Pompilio presidente da ABIHPEC.

O Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil teve o apoio de importantes de empresas que representam a cadeia produtiva do setor, como a Oxiteno, quarto ano consecutivo como patrocinador diamante, Wheaton Brasil, patrocinador platina e Adhespack, Aqia, Chemyunion, Firmenich, IFF, Hair Brasil, Symrise, Takasago e Verescence, como patrocinadoras ouro.

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