Consumidor brasileiro exige inovação

Prêmio ITEHPEC de Inovação reconhece projetos inovadores da cadeia produtiva de saúde e bem-estar

O Brasil está entre os principais líderes que consume produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo. E não é à toa! O brasileiro está cada dia mais antenado e as inovações, que até pouco anos só poderiam ser vivenciadas em compras realizadas fora do país, hoje já estão nas prateleiras do varejo nacional e são desejadas pelo mercado internacional por sua diversidade de ingredientes. Mas o consumidor é exigente e quer mais.

E é por isso que o setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC) segue investindo fortemente em inovação e tecnologia, incentivando o desenvolvimento de novos produtos que atendam e antecipem as necessidades do consumidor. A segunda edição do Prêmio ITEHPEC de Inovação reconheceu cases que tratam de ingredientes e ativos formulados especialmente para a saúde da pele e as empresas Lipotec/Lubrizol, DSM e BASF apresentaram soluções vencedoras no mercado de HPPC.

A Lipotec, do grupo Lubrizol, foi a primeira colocada com o ativo Cellynkage, que ajuda a restaurar o equilíbrio da pele perdido no envelhecimento, particularmente durante a menopausa. O segundo lugar ficou com a DSM com o ingrediente SYN-UP, que cria um escudo natural na pele contra as agressões do meio ambiente.  E a terceira colocada foi a BASF com o ativo Speci’men, um composto para atender exclusivamente as necessidades da pele masculina com resultados comprovados na melhoria da elasticidade e tonicidade.

Segundo Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC, o fato de os três vencedores estarem na categoria de Skin Care evidencia o enorme potencial deste mercado.  “Existe uma demanda cada vez mais crescente por produtos para cuidados com a pele tanto no Brasil quanto no exterior”, explica.

Ela conta que o número de inscrições para o prêmio deste ano cresceu 35% em relação ao ano passado, o que mostra que as empresas fabricantes de ingredientes para a indústria brasileira de HPPC estão investindo na inovação como mola propulsora do crescimento do setor. “Somos um dos segmentos que mais investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, relata.

Para Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care da BASF, o prêmio é um reconhecimento da capacidade de inovação alinhada às necessidades do mercado. Não é por acaso que 30% do faturamento bianual da indústria HPPC é proveniente de lançamentos de produtos, o que demostra que as empresas têm conseguido atender à crescente demanda dos consumidores.

Já para Luis Felipe Leme, diretor de marketing da DSM, a busca constante por soluções que melhorem a saúde e qualidade de vida das pessoas resulta em produtos que viram referência para o mercado. “Nosso objetivo é contribuir para um mundo melhor com ativos que nutrem e protegem a vida do ser humano, gerando saúde e bem-estar”

Prêmio ITEHPEC de Inovação 2016 foi entregue durante a feira in-cosmetics Latin America, que aconteceu em outubro em São Paulo e foi promovido pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), criado pela ABIHPEC – Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos com a missão de fomentar e incentivar a inovação no setor.

Ouça o boletim da Rádio Estadão sobre o tema:

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais