Segurança é um tema fundamental no negócio dos aplicativos de transporte. Desde 2012, as principais empresas do setor apresentaram crescimento expressivo no volume de usuários cadastrados, acompanhando a expansão dos smartphones no Brasil. Para continuar entre as opções mais populares de mobilidade urbana, os aplicativos trabalham para que cada corrida seja sempre tranquila. Mas quais são as ações adotadas para atender este objetivo? Assim como investem na qualidade do serviço, as empresas se dedicam a aumentar a segurança nas corridas.

Criada há cinco anos, a 99 tem como missão promover o transporte mais barato, mais rápido e seguro utilizando a tecnologia. Dessa forma, realiza investimentos contínuos para zelar pela integridade de passageiros e motoristas nas corridas.

Por exemplo, a empresa possui um rigoroso controle para checar novos condutores e assegura que só façam parte de seu quadro motoristas e veículos habilitados pelas prefeituras dos municípios. Cada cadastro novo passa por um processo de análise de perfil e inclui avaliação de documentação além de análise de histórico do novo motorista em base pública de dados.

Essa etapa é essencial, mas o processo de avaliação não para aí. “Além da análise para entrar na base de motoristas, os candidatos são submetidos à avaliação dos passageiros a cada corrida”, explica Leonardo Ferreira, diretor de inteligência da 99.

Há cerca de quatro meses, a 99 criou um time especializado em segurança e colocou em prática uma série de iniciativas. Desde então, registrou queda de mais de 30% no número de incidentes durante as corridas. Conheça as medidas:

Central de segurança

A 99 mantém uma equipe dedicada a atender denúncias na Central de Segurança para situações graves (tel: 0800-888-8999, com funcionamento 24 horas, 7 dias por semana, para todo Brasil). Assim que denunciados, os casos são analisados e podem levar à reciclagem ou treinamento, nos casos em que há espaço para isso, e bloqueio do acesso  do motorista ou do passageiro ao app quando há situações de crime ou de maior gravidade.

Além disso, a 99 utiliza as informações para traçar um perfil das ocorrências a fim de inibir novas ocorrências. . “Hoje, a maioria dos incidentes é contra o motorista. Principalmente em golpes travestidos de solicitações de corridas. Nesses casos, a reincidência de número de telefone já identificado em um assalto liga o alerta”, afirma Leonardo.

Alerta para áreas de risco

Outra inovação da empresa é um aviso para motoristas quando há uma ou mais áreas consideradas de risco durante o percurso. Ou então quando há determinados trechos com obstáculos ou problemas na pista, com ameaça de acidentes. Ou seja, quando o condutor estiver próximo de uma localidade arriscada, é acionado um aviso sonoro para que ele possa escolher se altera o trajeto, se o considera seguro para continuar ou se decide por uma outra rota alternativa.

Tolerância zero contra assédio

A 99 mantém uma política de tolerância zero contra assédios. Existe um programa de treinamento para orientar o comportamento dos motoristas cadastrados no app. As denúncias de assédio são sempre priorizadas. Assim que constatadas, elas resultam no bloqueio do condutor ou do passageiro. “A 99 não compactua com qualquer tipo de assédio”, segundo o diretor de inteligência. Além disso, a empresa foi pioneira ao lançar o opcional Motorista Mulher, exclusivo para mulheres (e crianças desacompanhadas) que podem solicitar uma condutora – motorista de táxi ou de carro particular – o 99POP.

Seguro contra Acidentes

Por meio da central de segurança, a 99 tem estrutura e se mobiliza para envio de resgate quando ocorrem acidentes. A empresa garante também seguro para passageiros e motoristas com despesas médicas e hospitalares, incluindo os casos mais graves. “Nosso foco é prevenção, mas também precisamos estar preparados para essas situações”, diz Leonardo Ferreira.